Urgente! Agentes do Censo 2022 estão fiscalizando quem recebe o Bolsa Família?

Beneficiários do Bolsa Família receberam a notícia de que o cadastro está sendo fiscalizado por agentes do Censo 2022, entretanto, isso não passa de uma fake news, ou seja, uma mentira. Isso porque o cadastro não é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), mas sim pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Desse modo, vale reforçar que o benefício não tem qualquer relação com o instituto, uma vez que é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), chefiado pelo ministro Wellington Dias (PT).

Fake News do Bolsa Família

A notícia começou a entrar em circulação quando um vídeo foi postado na internet com a seguinte legenda: “Bomba! Governo divulga que vai na sua casa para você perder seu benefício do Bolsa Família”. Em outro vídeo, uma mulher dizia que “infelizmente, essa notícia é muito triste” e alertou aos beneficiários para aguardarem o IBGE.

Em resposta aos vídeos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística esclareceu que “não há relação entre responder ou não ao Censo e receber ou não o Bolsa Família”. Segundo o IBGE, as respostas fornecidas ao Censo não têm relação com o direito que um cidadão tem de receber programas assistenciais.

“O Censo também não implica bloqueio bancário, nem cancelamento de aposentadorias ou pensões da Previdência Social”.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)

Vale informar que o Censo, bem como outras pesquisas realizadas pelo IBGE, tem seus dados individuais sob a lei de sigilo, desse modo, as informações de uma pessoa apenas não podem ser divulgadas. Esses dados só poderão vir a público em forma de estatística.

Desse modo, o Ministério do Desenvolvimento Social, verdadeiro responsável pelo Bolsa Família, precisou reforçar que os vídeos são mentirosos. “São falsas as informações a respeito de ‘suposta fiscalização’ que os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estariam fazendo em suas visitas, para coleta de dados para o Censo 2022, junto às famílias beneficiárias do Bolsa Família”.

O ministério ainda fez questão de lembrar que, de acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, o cidadão tem o seu direito de sigilo estatístico garantido, e tem o dever de prestar as informações estatísticas solicitadas pelo IBGE. Além disso, lembrou que o CRAS é responsável pela revisão cadastral de seus beneficiários.

“A atualização dos dados das famílias que integram o Cadastro Único é feita nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no posto de atendimento do Cadastro Único definido em cada cidade”, informa o ministério responsável pelo Bolsa Família.

Atualização cadastral do CRAS

A atualização cadastral do Centro de Referência de Assistência Social é uma das regras do Cadastro Único, e deve ser feita a cada dois anos, sob o risco de ser desligado do banco de dados, caso não compareça à revisão cadastral. Inclusive, muitos beneficiários perdem o Bolsa Família por não comparecer ao CRAS quando convocado. Veja a seguir alguns motivos que podem levar o CRAS a cancelar o seu benefício do Bolsa Família.

  • O cadastro foi feito de forma regular, de acordo com a quantidade correta de pessoas que moram na mesma casa e vivem da mesma renda;
  • A família tem uma renda per capita (por pessoa) menor ou igual a R$ 218 por mês;
  • A família está com os dados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atualizados;
  • O Responsável Familiar precisa comparecer ao CRAS, se for solicitada a sua presença.

Caso tenha qualquer dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800-721-8181. Já o CRAS fornece o número 121, para ligações gratuitas tanto por celular quanto por telefone fixo. Com esse número, os beneficiários podem esclarecer dúvidas, fazer reclamações ou sugestões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.