NOVO CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA: Caixa TEM vai continuar sendo o app de pagamento?

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou o envio do novo cartão do Bolsa Família. Mas vale informar que o dinheiro seguirá sendo depositado na conta digital do Caixa Tem. Desse modo, o cartão poderá ser utilizado para sacar o pagamento ou para pagar contas na função débito.

A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Rita Serrano, confirmou que a nova ferramenta contará com 5 novas funcionalidades para os beneficiários do programa. Confira quais são elas a seguir:

  • O novo cartão do Bolsa Família contará com chip;
  • O cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
  • Benefícios da Poupança;
  • Saldo pelo aplicativo;
  • O cartão poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

A opção de compras no débito é uma das mais aguardadas pelos segurados do programa de transferência de renda, isso porque permite que os beneficiários paguem suas compras usando o cartão, sem que seja necessário sacar o dinheiro. Isso garante mais praticidade e segurança aos beneficiários, uma vez que deixa de ser necessário ir até uma agência bancária da CAIXA ou a uma lotérica para efetivar o saque do pagamento.

“Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar as pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos”, garantiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.

Como será feito o pagamento do Bolsa Família

Os beneficiários terão o benefício depositado na conta digital do Caixa Tem e poderão movimentar o dinheiro usando as ferramentas do aplicativo. Entretanto, também é possível fazer o saque direto nas agências bancárias ou em uma lotérica.

O calendário é escalonado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). O repasse de março já começa no próximo dia 18 e seguirá até o dia 31, quando a CAIXA fará o depósito para beneficiários que possuem o NIS de final 0. Confira o calendário de março a seguir:

  • NIS de final 1: dia 20 de março; (antecipado para o dia 18)
  • NIS de final 2: dia 21 de março;
  • NIS de final 3: dia 22 de março;
  • NIS de final 4: dia 23 de março;
  • NIS de final 5: dia 24 de março;
  • NIS de final 6: dia 27 de março; (antecipado para o dia 25)
  • NIS de final 7: dia 28 de março;
  • NIS de final 8: dia 29 de março;
  • NIS de final 9: dia 30 de março;
  • NIS de final 0: dia 31 de março.

O que preciso fazer para receber o cartão do Bolsa Família?

O envio do cartão do Bolsa Família é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desse modo, o beneficiário não precisa tomar qualquer medida para receber o cartão, apenas estar com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados. Isso porque o cartão será enviado para o endereço informado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) quando o cadastro foi realizado.

“É muito importante que os beneficiários mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único, informando qualquer mudança de endereço ou contato correto. Assim, será possível garantir que o novo cartão seja enviado para o endereço correto e que as famílias possam usufruir dos benefícios da nova função.”

Aplicativo Bolsa Família

Beneficiários que moram em locais de difícil acesso ou em área de risco podem não ter o cartão entregue em sua residência. Desse modo, a ferramenta poderá ser enviada para a agência bancária do titular da conta ou para a sede dos Correios mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, o cartão pode ser retirado no local pelo titular do cartão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.