Veja o que se sabe até o momento sobre o saque-aniversário do FGTS; vai acabar neste mês?

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um benefício liberado mensalmente para os aniversariantes do mês. Para os nascidos em março, o benefício começou a ser liberado nesta quarta-feira (1º). Este pode ser o último repasse do saque-aniversário a ser autorizado.

Isso porque o Governo Federal pretende dar um fim a esse benefício. Tanto o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) quanto o Ministério do Trabalho concordam que o saque prejudica o propósito do FGTS, que foi criado para dar assistência e segurança financeira aos brasileiros que ficarem desempregados. Ou, em alguns casos, ajudar na compra da casa própria ou na aposentadoria.

O assunto vem sendo discutido em reuniões do Conselho Curador do FGTS neste mês. Marinho, responsável pela pasta do Trabalho, ainda disse que os trabalhadores que anteciparam o saque-aniversário com a Caixa, por um empréstimo consignado ou que fizeram o pedido do saque vão poder fazer o saque-rescisão a partir de março. Isso significa que, caso seja demitido, o trabalhador poderá sacar o saldo restante do FGTS, mesmo que tenha feito o saque-aniversário.

Tudo sobre o saque-aniversário

Aos brasileiros que desejam saber se possuem direito ao benefício do FGTS, basta realizar a consulta por meio do aplicativo do FGTS. Dessa forma, é preciso indicar uma conta bancária para receber o valor e o dinheiro deve ser depositado depois de cinco dias úteis.

A pessoa pode fazer o saque até dois meses após o mês do seu aniversário. A solicitação deve ser feita, também, usando o aplicativo do FGTS. Os beneficiários ainda encontram uma segunda opção: o site da Caixa. Nesse caso, é preciso ter certificado digital para conseguir acessar.

O valor do saque-aniversário varia de um beneficiário para outro. O trabalhador pode sacar uma parcela de 5% a 50% do saldo total em sua conta. Vai depender de quanto o trabalhador possui em sua conta. Ele também pode ter direito a uma parcela adicional.

Quem pode pedir o saque-aniversário

  • Todo trabalhador com conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, tem direito ao saque-aniversário. É preciso fazer a opção pelo saque nos canais disponibilizados pela Caixa;
  • Quem não fez nenhuma opção não recebe o saque-aniversário;
  • Sem o pedido específico, ele só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei. Alguns exemplos são compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.