EXCLUSÃO NO BOLSA FAMÍLIA: mais de 1,5 milhão em março e ÚLTIMO Auxílio Brasil

As mais de 21 milhões de famílias atendidas atualmente pelo Programa Auxílio Brasil passarão por grandes mudanças nos próximos dias, pois o programa social criado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será finalizado, cedendo o lugar para que o novo Programa Bolsa Família seja lançado, cumprindo a promessa de campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, em meio a todo este processo, haverá a exclusão de milhões de famílias.

Os bloqueios foram confirmados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na manhã da última sexta-feira (24), em entrevista à GloboNews. Segundo Dias, 1,55 milhão de famílias que o governo federal já tem certeza que estão irregulares serão bloqueadas, ou seja, as que recebem sem atenderem aos requisitos exigidos. Essas famílias seriam aquelas que têm uma renda maior do que o aceitável, por exemplo, ou que se separaram artificialmente para receber dois benefícios.

“Vamos tirar mais de 1,5 milhão desse cerca de 5 milhões que estamos focados [em investigar]. Esse 1,5 milhão, temos segurança de que não preenche os requisitos. A partir de março. Recebem de forma irregular”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social

Esses bloqueios deverão acontecer já no mês de março, quando o novo Bolsa Família já estará valendo e, por isso, esses beneficiários comprovadamente irregulares nem receberão no mês que vem. Já as demais famílias seguirão recebendo normalmente, tanto aquelas que continuam atendendo às regras e estão com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado quanto aquelas que o governo tem alguma suspeita, pois essas últimas ainda passarão pelo pente-fino, que foi adiado e deve acontecer entre abril e maio, inicialmente.

Exclusão no novo Bolsa Família

Além dessas 1,5 milhão de famílias que serão excluídas do novo Bolsa Família em março, ainda haverá a exclusão de mais 1 milhão ao longo, somando um total de 2,5 milhões de cancelados, segundo o ministro. No entanto, Dias pontuou que o objetivo não é reduzir o atual número de beneficiários, mas, sim, abrir espaço para que novos possam receber, caso de mais de 700 mil famílias que serão incluídas ao programa social já no mês que vem.

“Nossa expectativa é que, ao final da triagem, cerca de 2,5 milhões de benefícios serão cancelados. Hoje, temos 21,9 milhões de famílias recebendo. Nosso objetivo não é excluir, é tirar quem não precisa e incluir quem necessita do benefício”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social

Bolsa Família e o fim do Auxílio Brasil

Por conta de todas estas mudanças, o atual Auxílio Brasil será finalizado e realizará seus últimos pagamentos nesta semana. Os repasses para os dois últimos grupos de famílias de fevereiro acontecerão nesta segunda (27) e terça-feira (28) de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. Confira todas as datas deste mês no calendário oficial:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 13 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 14 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 15 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 16 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 17 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 22 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 23 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 24 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 27 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 28 de fevereiro.

Em fevereiro, as famílias continuarão a receber oficialmente o valor mínimo de R$600, que vem sendo pago desde agosto do ano passado. A quantia já está disponível para consulta nos aplicativos do programa ou por meio de ligações telefônicas para as centrais de atendimento ao beneficiário, bastando ligar para os números 121 ou 111, informar CPF, nome completo e data de nascimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.