Bolsa Família: 1,7 milhão de famílias podem ter o benefício BLOQUEADO

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deve convocar cerca de 5 milhões de beneficiários para comparecimento em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer a revisão de cadastro. Essa é uma das medidas do pente-fino do Cadastro Único (CadÚnico), que pode ser o responsável pelo bloqueio de cerca de 1,7 milhão de benefícios.

O governo acredita que 35% dos beneficiários que estão recebendo o atual Auxílio Brasil estejam fora das regras de acesso para o programa social. Muitos desses casos indicam que o beneficiário informou errado a composição familiar, ou seja, está cadastrado de maneira irregular.

O governo já vinha suspeitando de fraude depois que a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou um aumento questionável na aquisição de cadastros unipessoais. Em menos de um ano, entre setembro de 2021 e agosto de 2022, foram feitos mais de 5 milhões de novos cadastros unipessoais no CadÚnico.

Ao pegar dados de dezembro de 2019 até o final de 2022, a taxa de crescimento das famílias unipessoais subiu para 224%. Em um ritmo muito inferior, as famílias com duas pessoas ou mais cresceram 40% no mesmo período. O salto cresceu ainda mais em outubro de 2021, quando o ex-presidente fixou o piso do benefício em R$ 600.

Cadastro Único lança cancelamento no aplicativo

A nova versão do aplicativo do Cadastro Único possui uma nova ferramenta. Ela permite que o beneficiário que não precisa mais do benefício cancele voluntariamente. A expectativa do governo é de que os beneficiários que estão cadastrados de forma irregular deixem o programa por conta própria.

Veja o que diz o app:

“Os órgãos de fiscalização avisam que muitas pessoas entraram no Cadastro Único de forma erra e fora da lei. Muitas pessoas se cadastraram sozinhas, mas na verdade moram com suas famílias. (…) Lembre que cada família que tem dois benefícios do Auxílio Brasil faz com que uma família pobre fique sem nenhum benefício.”

O aplicativo ainda reforça que as pessoas inscritas de forma irregular que não efetuarem o desligamento de forma voluntária serão convocadas para comparecer a uma unidade do CRAS. Além disso, informou que esses beneficiários poderão ser responsabilizados, mas não informou como.

Os segurados do Cadastro Único que estiverem cadastrados de forma irregular e se desligarem do banco de dados poderão fazer um novo cadastro em julho de 2023, para ter acesso aos benefícios dos programas sociais do Cadastro Único. Vale lembrar que o Bolsa Família é apenas um dos diversos programas oferecidos pelo CadÚnico.

Como fazer o desligamento

A opção Cancelar seu cadastro pode não estar disponível no aplicativo. Para que ela apareça, o usuário precisará atualizar o aplicativo, só então a opção estará visível na tela principal. Para fazer o desligamento, o usuário precisará seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Na página principal, clique em Cancelar o seu cadastro;
  • Passo 2: Clique em Próximo para ler as indicações do aplicativo;
  • Passo 3: Quando aparecer a aba Vamos iniciar?, clique em Cancelar seu cadastro;
  • Passo 4: Selecione a opção Confirmo que desejo cancelar o Cadastro Único e depois clique em Confirmar.

Vale lembrar que essa é uma opção para as famílias que realizaram o cadastro de forma errada. As famílias que estão com dados desatualizados poderão ir a uma unidade do CRAS com os documentos exigidos para atualizar o cadastro no CadÚnico.

Esses beneficiários serão convocados pelo aplicativo do Cadastro Único. “Ninguém precisa correr à fila dos CRAS”, afirmou Letícia Bartholo, da Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS ao Estadão. “E que, se você está fazendo o certo, você não vai ser prejudicado”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.