INSS: GOVERNO PRETENDE UNIFICAR PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS; ENTENDA

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em parceria com o Ministério da Previdência Social, anunciou um novo cartão do INSS que garante facilitar a vida dos segurados da autarquia. A novidade inclui a gratuidade no transporte público e outros benefícios para quem possui conta na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.

Idosos que possuem mais de 60 podem usufruir do transporte público gratuito. Mas, mesmo esse benefício tendo validade em todo o território nacional, independentemente se a pessoa mora ou está visitando aquele lugar, precisam pedir autorização da prefeitura local ou do governo estadual para utilizar o cartão fora de sua cidade.

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), o novo cartão do INSS vai acabar com esses problemas, uma vez que os segurados idosos poderão usufruir do direito do transporte público gratuito, independentemente do local onde estejam. Dessa forma, o processo é mais rápido e menos burocrático. Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o novo cartão do INSS vai acabar com esses problemas.

Clube de vantagens do INSS

Além da gratuidade, o novo cartão do INSS poderá oferecer uma série de vantagens aos segurados da autarquia que possuem conta do Banco do Brasil e na Caixa. A ferramenta deve permitir parcerias com farmácias, hotéis, restaurantes e diversos outros estabelecimentos. Assim, os segurados poderão ganhar descontos, condições especiais de pagamento e outras vantagens. Inicialmente, o cartão ficará restrito aos bancos públicos.

Mas a tendência é de que a novidade se estenda para os bancos privados. Para o ministro, o novo cartão pode beneficiar os segurados do INSS, além de fortalecer a imagem das estatais perante os brasileiros. Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil são instituições financeiras antigas que fazem parte da vida de milhões de brasileiros.

Assim sendo, de acordo com Lupi, chefe da pasta da Previdência Social, as mudanças com o cartão do INSS devem atender às finalidades da Caixa e do Banco do Brasil. Dessa forma, o que tudo indica é que o novo cartão do INSS deve ser anunciado muito em breve pelo Governo Federal.

Veja outras mudanças do novo cartão

O novo cartão deve implementar outras mudanças que devem beneficiar cerca de 37 milhões de segurados da autarquia. Dentre eles, estão os aposentados e os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, o cartão deve contar com o QR Code na parte de trás, com o objetivo de oferecer mais facilidades e outros serviços aos segurados.

Quais são os direitos garantidos aos segurados do INSS

Independente do novo cartão, os beneficiários do INSS possuem direitos que devem ser de conhecimento comum. É de suma importância que o beneficiário conheça quais são os seus direitos. Confira quais são a seguir:

  • Revisão de benefícios: caso você sinta que tem mais dinheiro a receber do que o seu salário atual, seja por algum tempo de contribuição que não entrou no cálculo ou outro motivo, saiba que é seu direito solicitar a revisão e, consequentemente, o aumento do benefício;
  • Acúmulo de benefícios: em seguida, é possível acumular benefícios, como a pensão por morte ou alguns tipos de aposentadoria, desde que elas se encontrem em regimes previdenciários diferentes;
  • Empréstimo consignado: a contratação do empréstimo consignado ajuda diversos beneficiários e seu desconto ocorre diretamente na folha de pagamento das aposentadorias ou pensões;
  • Casar-se novamente: ademais, embora receba pensão por morte, o segurado ainda pode se casar novamente sem medo de perder o repasse do salário;
  • Isenção do IPTU: por fim, dependendo da cidade em que você mora, as regras mudam um pouco, mas, no geral, é lei que segurados possam garantir isenção ou descontos no IPTU.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.