A melhor atualização acabou de sair! 14° salário para segurados do INSS

Com base nas recomendações populares e da pandemia da covid-19, o deputado federal Pompeo Mattos (PDT-RS) transformou o 14° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em um projeto de lei em 2020.

A criação deste benefício previa que por meio de uma parte adicional de valores, seria possível liberar o pagamento no fim daquele ano, em compensação pelos que foram antecipados. Ou seja, o projeto do 14° salário foi criado para garantir um auxílio extra aos aposentados do INSS.

Atualmente, o projeto do 14° salário ainda não foi aprovado, logo, ele precisa de uma fonte de financiamento. Além disso, é necessário que análises sejam realizadas para identificar a importância e os impactos financeiros do projeto.

Entenda o contexto por trás da criação do 14° salário

Durante o ano de 2020, a pandemia da covid-19 resultou em uma crise sanitária e econômica que assolou o Brasil. Diante disso, muitas pessoas foram prejudicadas, o que gerou uma insegurança alimentar para a parcela mais vulnerável e também demissões em massa. Por isso, as profissões consideradas não essenciais foram as mais afetadas.

Em decorrência da pandemia, o 13° salário dos aposentados foi antecipado para o primeiro semestre do ano, o que resultou na necessidade de organização financeira para o fim de 2020. Neste período, as expectativas de um salário extra aumentaram, porém, não houve mudanças.

Por fim, o 14° salário se tornou um sonho para a população, principalmente os aposentados, que receberiam mais um pagamento. Mesmo assim, vale lembrar que o objetivo inicial se tratava da necessidade de recursos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.