Novo GOLPE! Muito cuidado ao utilizar o seu Cartão com aproximação para pagamento

Existem diversos tipos de golpes envolvendo o cartão de crédito, um muito conhecido e praticado é a clonagem. Normalmente, o fraudulento aproveita para clonar o cartão quando a vítima o insere na maquininha, com a evolução tecnológica, o pagamento por aproximação tomou conta dos cartões de crédito prometendo mais segurança. Ainda assim, golpistas começaram a inovar para não saírem perdendo no “mercado de golpes”.

Atualmente, os bandidos utilizam o vírus brasileiro Prilex, que bloqueia o pagamento por aproximação e acaba obrigando a pessoa a inserir o cartão na maquininha. Dessa forma, possibilita as fraudes. Por esse motivo, esse vírus é extremamente perigoso.

Como qualquer tipo de vírus, esse também possui novas “cepas” que o torna ainda mais perigoso. Assim mostra a empresa de cibersegurança Kaspersky, que anunciou a descoberta de três novas variações do vírus brasileiro Prilex. Essas mutações bloqueiam o pagamento por aproximação, mostrando uma mensagem de erro. Depois disso, o cidadão acaba utilizando a opção de inserir na maquininha, permitindo que o vírus roube dados e fraude nas transações.

Esse golpe funciona bloqueando pagamentos com a NFC, tecnologia que se tornou popular durante a pandemia de Covid-19, quando tocar em pessoas e objetos não era indicado. A tecnologia possui um mecanismo de segurança que cria um número único para cada uma das transações realizadas com o cartão. Dessa forma, impede que o criminoso utilize para fraudes.

Por isso, os consumidores precisam ser mais cuidadosos, tendo em vista que o golpe induz ao erro, pois sugere que o cliente utilize o cartão através da seguinte mensagem: “ERRO APROXIMAÇÃO INSIRA O CARTÃO (sic)”. Segundo a Kaspersky, o Prilex é o primeiro malware do mundo que consegue realizar esse modelo de fraude com esse tipo de tecnologia. Além disso, o programa é malicioso e consegue filtrar cartões de crédito.

O que é o Prilex

O Prilex um grupo criminoso brasileiro que é especializado em cometer fraudes financeiras. A atuação da quadrilha é rastreada desde 2014 na América Latina, sendo detectada até na Europa. Entretanto, as novas versões do vírus, que permite o golpe, só foram encontradas no Brasil por enquanto. Ainda assim, existe a possibilidade dessa tecnologia já estar sendo usada em outros países.

Como se proteger do golpe

Esse tipo de vírus ataca computadores, por esse motivo é importante que lojistas estejam sempre atentos, mantendo os computadores com seu sistema de segurança sempre atualizado. Além disso, é importante reforçar que computadores que são utilizados para o sistema de pagamentos não devem ser usados para outros fins, e é necessário, também, que o sistema tenha uma solução de segurança eficiente, com várias camadas de proteção, se for possível.

No caso dos consumidores, a atenção precisa estar em alta na hora de consumir, principalmente quando for fazer o pagamento. Pois a mensagem falsa, citada anteriormente, pode induzir ao erro. Nesse caso, se a mensagem “ERRO APROXIMAÇÃO INSIRA O CARTÃO (sic)” aparecer, é importante que o cliente não use o cartão. É preferível que o cliente pague com dinheiro, Pix ou outras formas que forem aceitas pelo estabelecimento.

Outro ponto a se atentar é na fatura do cartão de crédito. É muito importante que o indivíduo fique atento aos valores presentes na fatura do cartão, acompanhando também pelos aplicativos de banco. Caso você detecte alguma cobrança errada, entre em contato com a instituição financeira imediatamente para poder resolver a situação. Uma outra possibilidade é fazer um Boletim de Ocorrência (BO).

Dessa forma, é importante utilizar as tecnologias com sabedoria. Embora o avanço tecnológico tenha garantido muitas coisas boas, ele também tem um lado ruim. Isso significa que são dois lados da mesma moeda. Enquanto um lado permite mais praticidade e eficiência, o outro pode gerar mais insegurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.