CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA de FEVEREIRO: AVERIGUAÇÃO UNIPESSOAL

A Caixa Econômica Federal (CEF) já liberou o calendário de pagamento do programa de transferência de renda de fevereiro. Vale reforçar que as famílias beneficiárias seguem recebendo o Auxílio Brasil, uma vez que o Bolsa Família segue sendo estudado e só deve começar a ser liberado para os beneficiários em março.

Dessa forma, em fevereiro, os beneficiários vão receber o último pagamento do Auxílio Brasil, que deve ser adiantado para a primeira quinzena do mês, tendo em vista que fevereiro possui apenas 28 dias e ainda acomoda o feriado prolongado do carnaval. Como o pagamento é feito nos últimos 10 dias úteis do mês, o repasse precisou ser adiantado.

O calendário foi organizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário e o dinheiro será depositado na conta digital do Caixa Tem do Responsável Familiar (RF). Veja, a seguir, o calendário do último pagamento do Auxílio Brasil, que acontece em fevereiro.

  • NIS de final 1: dia 13 de fevereiro;
  • NIS de final 2: dia 14 de fevereiro;
  • NIS de final 3: dia 15 de fevereiro;
  • NIS de final 4: dia 16 de fevereiro;
  • NIS de final 5: dia 17 de fevereiro;
  • NIS de final 6: dia 22 de fevereiro;
  • NIS de final 7: dia 23 de fevereiro;
  • NIS de final 8: dia 24 de fevereiro;
  • NIS de final 9: dia 27 de fevereiro;
  • NIS de final 0: dia 28 de fevereiro.

Regra de antecipação do pagamento

Os beneficiários que recebem na segunda-feira devem ficar atentos à regra de antecipação. Isso porque eles podem movimentar o dinheiro pelo aplicativo do Caixa Tem a partir do sábado imediatamente anterior. A nova presidência da CEF confirmou a antecipação do mês de fevereiro.

“A CAIXA esclarece que as parcelas do Programa Auxílio Brasil com data de validade com início nas segundas-feiras ficam disponíveis para movimentação a partir do sábado imediatamente anterior. O banco reforça que não se tratou de excepcionalidade para o ano de 2022, sendo que o pagamento já acontecia de tal forma anteriormente, inclusive para o Programa Bolsa Família”, disse em nota.

Dessa forma, os beneficiários que possuem o NIS de final 1 e recebem o benefício na segunda-feira, 13 de fevereiro, já poderão movimentar o dinheiro usando o app a partir do sábado, 11 de fevereiro. O mesmo acontece com os beneficiários que possuem o NIS de final 9 e recebem o pagamento no dia 27 de fevereiro. Nesse caso, os beneficiários poderão movimentar o dinheiro usando o aplicativo do Caixa Tem a partir do sábado, dia 25 do mesmo mês.

Averiguação unipessoal

O pente-fino do Cadastro Único (CadÚnico) segue sendo feito e, até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já encontrou cerca de 10 milhões de famílias com dados incompletos. Além disso, outras 2,5 milhões de famílias são suspeitas de fraudar o sistema de cadastro, afirmando que moram sozinhas quando, na verdade, moram com outras pessoas.

O ministro do MDS, Wellington Dias (PT) informou, após a cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, que está trabalhando para resolver o problema. “Começaremos com 2,5 milhões de famílias com maiores indícios de problemas, depois vamos para até 10 milhões para completar informações que faltam nos cadastros. Estamos cruzando os dados para começar o recadastramento em fevereiro”.

Já a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do MDB, informou como será o processo. Segundo ela, “vai ter de ser um bloqueio em 60 dias e não pode começar em janeiro. Ao invés de janeiro, vai começar em fevereiro ou março e não vai ser por 30 dias. Serão 60 dias. Quem se sente prejudicado, vai um cartãozinho, e farão a averiguação se se enquadra [nos requisitos do programa] ou não”, afirmou Simone Tebet em entrevista ao Estadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.