Novo Bolsa Família: CRAS vai visitar TODAS as famílias? Pente-fino e busca ativa

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vem trabalhando na reformulação do Bolsa Família. Uma das principais medidas é passar os beneficiários do Auxílio Brasil para o novo programa de transferência de renda. Muitas pessoas estão se perguntando como será o processo.

Usando ferramentas eletrônicas, o MDS deve fazer um cruzamento de dados para identificar as famílias do programa social. As famílias que forem encontradas com dados desatualizados ou com suspeita de fraudes serão convidadas a ir ao Centro de Referência de Assistência Social para atualizar o cadastro, comprovando a sua necessidade de receber o benefício.

Isso significa que o CRAS não irá ao beneficiário, e sim o beneficiário que deve agendar uma entrevista no CRAS. Além disso, não são todas as famílias que precisam ir ao Centro de Referência de Assistência Social, apenas aquelas que tiverem alguma irregularidade.

Canal Consulta Pública no Youtube

Pente Fino do Cadastro Único

Durante a passagem de governo, a equipe de transição do presidente Lula encontrou um aumento significativo de cadastros unipessoais, famílias compostas por apenas uma pessoa. Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, o CadÚnico recebeu cerca de 5 milhões de cadastros novos. Esse aumento foi considerado a normal, por isso, foi considerada a existência de cadastros fraudulentos.

Até o momento, o governo federal já encontrou cerca de 10 milhões de famílias que, ou estão com os dados incompletos, ou estão com os dados desatualizados. Além disso, também foram encontrados cerca de 2,5 milhões de casos suspeitos de fraude.

“De um lado, temos a entrada de quem está fora e tem o direito ao programa; do outro lado, a saída de quem estiver irregular. Sempre com o foco em garantir de forma muito cuidadosa, para termos todo o cuidado com os que mais precisam”, afirmou o ministro Wellington Dias ao defender a reformulação do programa CadÚnico.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), vem trabalhando no pente fino enquanto o Bolsa Família é formulado. após a cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, Dias comentou a situação. “Começaremos com 2,5 milhões de famílias com maiores indícios de problemas, depois vamos para até 10 milhões para completar informações que faltam nos cadastros. Estamos cruzando os dados para começar o recadastramento em fevereiro”, disse Dias após a cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

A expectativa é que esse pente fino termine até fevereiro, quando o Bolsa Família deve ser votado pelo Congresso Nacional. “A perspectiva é, a partir de agora, ter a família como centro das políticas que têm como âncora o Novo Bolsa Família, a transferência de renda. Uma das preocupações é com a criança nessa fase de formação. A previsão é que a gente possa já em fevereiro trabalhar as condições de atualizar o Cadastro Único para que, a partir de março, o pagamento já seja acrescido dos R$ 150 por criança de zero a seis anos”, afirmou o ministro do MDS.

O Busca ativa do Bolsa Família

Além disso, o governo federal vem trabalhando no Busca Ativa. O objetivo do programa é encontrar beneficiários que deveriam, mas não estão no programa de transferência de renda.

“E, agora, o presidente Lula nos autoriza a fazer um programa Busca Ativa, integrado com os municípios. Para isso, a pactuação com a rede da assistência social, com todo o Sistema Único de Assistência Social, onde vamos voltar a repassar recursos para os municípios”, explicou Dias em um vídeo do Twitter.

A ferramenta ainda deve ser criada e deve servir de aparato para o Cadastro Único. O ministro ainda não explicou como deve funcionar o programa na prática, contudo, mais informações podem ser passadas a qualquer momento. Vele lembrar que, apesar de demonstrar uma boa intenção do governo em encontrar novos beneficiários, O Auxílio Brasil fechou 2022 com uma fila de espera que deve ser levada para o Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.