Golpe do Brinde: Itaú envia alerta para clientes

Mais um tipo de golpe foi identificado pelos clientes do Itaú. Com as transações digitais ganhando mais espaço entre o público brasileiro, os golpistas precisaram inovar. Agora, estão aplicando o Golpe do Brinde.

Segundo o Itaú, o golpe ocorre quando o golpista, que se apresenta como entregador de um brinde ou presente, se apresenta à vítima. Neste caso, ele diz que precisa confirmar a entrega e o recebimento do produto a partir de uma foto tirada do próprio celular. É então que o golpe começa.

Já com os dados da vítima em mãos, o fraudador efetua a contratação de produtos e serviços bancários no nome da vítima. Para confirmar o pedido, apenas utiliza a foto que foi tirada anteriormente.

Como se precaver?

Pensando nisso, o Itaú deu dicas para que seus clientes evitem cair no novo golpe. O principal conselho é não tirar foto (selfie) por solicitação de entregadores, mesmo que o argumento seja a confirmação da entrega de um produto.

Além disso, o entregador golpista pode colocar uma fita isolante na tela do celular. O objetivo dele é que a vítima não perceba a mensagem de contratação na tela de biometria. Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal.

O que fazer se cair no golpe do brinde?

O Itaú informa que, caso tenha alguma suspeita de que caiu neste tipo de golpe, o cliente pode entrar em contato com o banco pelos canais de atendimento. Para isso, a vítima pode ligar para os seguintes números:

  • Para quem mora em capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828
  • Para quem mora na demais localidades: 0800 970 4828
  • Para clientes no exterior: 55 11 4004 4828
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.