INSS: mais de uma pessoa da mesma família pode receber o Benefício de Prestação Continuada?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio social direcionado para brasileiros que tenham mais de 65 anos ou pessoas de qualquer idade que possuam alguma deficiência e tenham renda baixa. Por esse motivo, é possível que duas ou mais pessoas da mesma família estejam aptas a receber o benefício.

Mas, para que os dependentes tenham acesso ao benefício, é preciso que eles atendam aos critérios básicos do programa: pela idade ou pela deficiência. Além disso, é importante conferir a renda do indivíduo para saber se ele tem acesso ao benefício. Vale reforçar que, quando for feito o cálculo de renda, o Benefício de Prestação Continuada do outro dependente não deve ser considerado.

O que é o BPC

O Benefício de Prestação Continuada é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas, diferente dos benefícios da autarquia, não é preciso ser um contribuinte do INSS para receber o auxílio. Isso porque, embora o Instituto faça o repasse, a verba vem do governo federal.

Vale reforçar que o BPC não é um dos tipos de aposentadoria da autarquia. Por esse motivo, os beneficiários que recebem o auxílio social não têm direito a benefícios como o 13º salário dos aposentados.

Como solicitar o Benefício de Prestação Continuada?

Para solicitar o BPC, o indivíduo precisa fazer inscrição no Cadastro Único e manter todas as informações atualizadas. Feito isso, o interessado deve entrar em contato com o INSS por meio da central de atendimento, ligando para o número 135, ou acessando o portal Meu INSS. Em algumas situações, o indivíduo pode buscar uma Agência da Previdência Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.