Cidades mais baratas para morar: listamos as melhores com baixo custo de vida

Morar sozinho não depende só do espaço físico, mas também de diversos fatores. É preciso lidar com diferentes despesas contínuas, além das que surgem por demanda ao longo do tempo. Por isso, é importante estar alocado em uma boa cidade, que possa atender a todas as demandas com um bom custo de vida, confira uma lista com as cidades mais baratas para morar no Brasil.

Com o desejo de poder ter o próprio espaço sem grandes custos, as cidades menores, mais afastadas das capitais movimentadas, podem aparecer como alternativa para o brasileiro. A realidade de escolher uma cidade para viver também é possível graças à popularização do trabalho remoto, que dispensa a presença nos grandes centros metropolitanos.

Lista de cidades mais baratas para viver

A lista inclui locais que permitem uma boa qualidade de vida com o custo baixo, ou seja, que seja possível ter uma boa casa, acesso à bons serviços, a possibilidade de trabalhar sem dificuldades, ter lazer e evitar altos gastos.

A lista leva em conta aspectos como o mercado imobiliário local, custos com serviços domésticos, alimentação, lazer, infraestrutura, deslocamento entre outros. Confira as cidades mais baratas para morar no país:

  • Viçosa

A cidade localizada no interior do estado de Minas Gerais possui cerca de 80 mil habitantes e fica a 144 km de distância da capital Belo Horizonte. Tem como destaque a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que atrai milhares de estudantes para o munícipio todos os anos. É uma boa alternativa para quem deseja realizar um curso de ensino superior em uma cidade de baixo custo de vida.

  • Imperatriz

Localizada na região metropolitana do sudoeste do Maranhão, a 484 km da capital São Luis, Imperatriz é a segunda maior cidade do estado, com cerca de 250 mil habitantes. O município é destaque nas listas de cidades com o custo de vida mais baixo do país, oferecendo oportunidades de emprego em diferentes setores e uma gama de atrativos para o lazer, se tornando uma cidade prazerosa para viver.

  • Anápolis

O município de Anápolis abriga aproximadamente 350 mil brasileiros em seu território localizado no estado de Goiás, a 51 km da capital Goiânia, além de ter uma boa distância de Brasília, ficando a 153km da capital federal. A cidade apresenta uma alta oferta de empregos à população, permitindo, ainda, que tenham bons momentos de lazer no tempo livre com um baixo custo.

  • Novo Hamburgo

A cidade de Novo Hamburgo, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fica a 40 km da capital e possui cerca de 250 mil habitantes. Sua economia é baseada em suas fábricas de calçados, sendo uma boa opção por quem não quer abrir mão da proximidade com os grandes centros por um baixo custo de vida e gosta de frio.

  • Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas é uma cidade localizada no sul da Bahia, a 854 km da capital Salvador, com 160 mil habitantes. Com a presença de um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além da presença de um Instituto Federal Baiano (IF) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a cidade tem um forte foco na educação, permitindo os estudos de ensino superior por um baixo custo de vida.

  • Guaratinguetá

Localizado no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, Guaratinguetá possui cerca de 120 mil moradores e fica a 168 km da capital paulista. Apresenta grande importância econômica, comercial, cultural e turística, sendo a principal cidade da região, mesmo com o custo de vida baixo. Para quem busca empregos na região, o destaque é o maior complexo químico da América Latina, a BASF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.