Banco 033: qual é código e como usar?

Você sabe o que é o código de um banco? COMPE (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papeis) é o código do Banco que possui três dígito. Eles são utilizados para identificar as instituições financeiras.

Esse código é indispensável para realizar transferências via DOC ou TED. Dessa forma, chega-se à conclusão de que o código é indispensável para realizar transações entre contas de diferentes bancos.

O 033 é o Código do Banco Santander Brasil S.A. Logo, quando for realizar a transferência para alguma conta Santander, basta indicar o código do banco no internet banking ou no aplicativo do seu banco.

Mas vale ressalta que, além do código do banco, ao fazer uma transferência bancária é necessário informar também: o número referente a agência e o número da conta (com o dígito) do destinatário. Fique atento, pois, sem essas informações é impossível realizar a transferência.

Quando usar o ISPB em vez do código do banco?

O ISPB de um banco é o Identificador de Sistema de Pagamento Brasileiro. Ele é utilizado para identificar os bancos pelo sistema de transferência de reservas do Banco Central (BC).

Nos dias de hoje, embora todos os bancos e instituições financeiras possuam um, o ISPB é pouco utilizado. Ainda assim, há instituições financeiras que solicitam o código. Dentre essas instituições está o Banco do Brasil (seu código é 00000000) e algumas outras cooperativas de crédito.

Como é pouco utilizado, para ter acesso ao código de oito dígitos, o interessado precisará acessar o site do Banco Central e buscar por ele. Na ausência do código ISPB, o cliente poderá utilizar o COMPE.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.