Simone Tebet é a futura ministra do planejamento? Entenda

Depois de algumas incertezas sobre o papel desempenhado por Simone Tebet (MDB) no próximo governo de Lula (PT), a senadora deve finalmente encontrar o seu lugar como Ministra do Planejamento. Lula e Simone se encontraram ontem (27) para definir quando será feito oficialmente o anúncio.

“Recebemos por parte do presidente do MDB uma sinalização positiva e o presidente [Lula] deve ajustar encaminhamentos ao longo do dia”, disse o futuro ministro das Relações Internacionais Alexandre Padilha.

A confirmação veio depois de um longo impasse dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). A princípio, a senadora do Mato Grosso do Sul era cotada para o Ministério do Meio Ambiente, mas a pasta ficou com Marina Silva, do partido Rede Sustentabilidade.

Outra opção cogitada para Tebet foi a pasta do Desenvolvimento Social, que trabalha com programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros. Entretanto, o PT bateu o pé e o ministério ficou com Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí.

Papel de Simone Tebet na eleição presidencial de 2022

A senadora concorreu à presidência do Brasil este ano e ficou em terceiro lugar, à frente inclusive do veterano Ciro Gomes, que ficou em quarto. Após o fim do primeiro turno, Simone logo se pronunciou, pedindo o posicionamento de seu partido (MDB), porque ela logo falaria o seu.

Antes mesmo do fim do primeiro turno, Tebet já mostrava qual lado tomaria caso não avançasse na eleição, mas seu posicionamento ficou mais claro depois que Lula e Bolsonaro passaram de fase. A senadora declarou seu apoio a Lula bem como a sua insatisfação com o atual presidente e sua forma de governar.

Nas campanhas políticas, dentro da internet e em cima de carros de som, Simone declarou todo o seu apoio a Lula e a um futuro melhor. Com isso, grande parte dos eleitores de Simone migraram para Lula, mas foram poucos os que ficaram do lado de Bolsonaro.

A senadora teve um papel ainda mais ativo do que Ciro Gomes, que fez uma declaração displicente, parecendo obrigado pelo partido. Ciro demonstrou sua insatisfação com o atual cenário brasileiro e sua preocupação com o futuro, então declarou seu apoio, por pura falta de opção, em Lula.

Papel de Simone como ministra do Planejamento

O Ministério do Planejamento tem como função planejar e coordenar as políticas de gestão da administração pública federal. O objetivo é fortalecer a mão do estado promovendo um desenvolvimento sustentável entregando resultados aos cidadãos.

Como ministra do Planejamento, Simone Tebet ficará no comando de alguns órgãos importantes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que atualmente está sob o comando do Ministério da Economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.