Carteira de Habilitação 2023: significado da categoria B1 da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças e deve ganhar novas subcategorias. Agora, o documento terá 13 opções de categorias, em vez de apenas 5. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou que não há necessidade de fazer a troca do documento para o novo modelo antes do prazo, ainda assim, os motoristas estão cogitando a ideia.

O novo modelo da CNH busca trazer um sistema de padronização no nível internacional, visto que esta é a forma em que os outros países categorizam o documento. O objetivo é facilitar a compreensão do documento caso o motorista dirija no exterior.

Categorias da CNH

Agora, o documento poderá ser impresso nas categorias A1, B1, C1 dentre outras opções. Com a subclassificação, será possível diferenciar a cilindrada da moto e o tipo de câmbio do carro.

Motoristas que possuem a CNH na categoria A poderão conduzir veículos de duas ou três rodas, podendo ou não ter a adição de um carro lateral. Já os motoristas com a carteira na categoria B podem conduzir veículos motorizados que não são inclusos na categoria A. Entretanto, só podem levar 8 passageiros, sem contar o motorista, além de não poder ultrapassar 3.500 quilos.

Motoristas que possuem a CNH na categoria C podem conduzir veículo motorizados que são autorizados pela categoria B, bem como podem conduzir veículos que pesem até 3.500 quilogramas.

A categoria D da CNH permite que o motorista conduza veículos das categorias B e C, mais veículos que são dedicados ao transporte de passageiros, como ônibus. Já a categoria E permite dirigir veículos da categoria B, C e D, bem como veículos com reboque, semirreboque ou trailers. Além disso, pode ultrapassar 6 mil quilos.

Veja agora as subcategorias

  • A subcategoria A1: pode conduzir veículos de duas ou três rodas, desde que não ultrapassem 125 cilindradas;
  • A subcategoria B1: permite a condução de veículos conhecidos como microcarros, como triciclos e quadriciclos;
  • A subcategoria C1: permite a condução de automóveis de carga pesados, desde que não ultrapasse o peso de 7.500 quilos;
  • A subcategoria D1: permite a condução de veículos de transporte com no máximo 16 passageiros, sem contar o condutor.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.