Tudo o que você precisa saber sobre CDB: entenda o que significa e como funciona

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, um tipo de investimento de renda fixa seguro e com rentabilidade diária. O CDB é um título que funciona como um empréstimo para um banco. Isso significa que o cliente empresta seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros e correção.

Isso ocorre porque alguns bancos acabar realizando mais saques do que recebimento, e, por isso, precisam de dinheiro para fechar o dia com o saldo positivo. Dessa forma, o seu empréstimo, por meio do CDB é uma maneiro de o banco conseguir fechar o dia no azul.

Como funciona do CDB

No caso do investimento de renda fixa, o cliente empresta o dinheiro para o banco que terá de pagar de volta em determinado prazo. Dessa forma, o investimento tem uma data de validade e uma taxa que pode ser pré ou pós-fixada. Feito o investimento, o seu dinheiro começa a render.

Vale informar que o cliente poder sacar o dinheiro antes do vencimento do CDB, ou seja, a qualquer momento. Entretanto, não receberá todos os juros prometidos que só são pagos após o vencimento do título.

Taxas pré-fixadas e pós-fixadas do CDB

Esses são os dois grandes tipos de CDB, classificados pela forma como pagam os juros. Ou seja, pela forma como rendem.

  • Prefixado: quando os juros já estão, como o nome diz, prefixados. Ou seja, quando você compra o título de CDB já saberá exatamente qual será o rendimento dele. Por exemplo, um CDB que renda 10% ao ano te pagará exatamente 10% de juros no período de 12 meses;
  • Pós-fixado: quando os juros não são fixos, mas sim podem variar de acordo com outros indicadores da economia, ou de acordo com índices, como o IPCA, a Selic ou outro. No caso do CDB, o mais comum é que esse índice seja o CDI e a taxa DI. Com CDBs pós-fixados, é comum ver propostas em que ele renda uma porcentagem da taxa DI.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.