Saiba a diferença entre CDB e CDI: onde é melhor investir?

Quem está entrando no mercado de investimentos pode se deparar com diversa siglas. Embora, muitas vezes possa parecer confuso, algumas dessas siglas são bem simples e tem um significado por trás. A exemplo temos o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Essas duas siglas, que muitas vezes podem confundir quem está começando a dar os primeiros passos no mundo do mercado financeiro, são referentes a tipos de investimento que pode ser feito através dos bancos. Veja mais detalhadamente cada uma delas.

Investimento CDB

Esse tipo de investimento é quando o cliente empresta o próprio dinheiro ao banco. No final de um período predeterminado, o banco devolve o dinheiro aplicado para o investido, acrescentando os juros previstos no momento em que o título foi adquirido.

O CDB pode ser dividido entre CDB pré-fixado e CDP pós-fixado. No primeiro caso, os títulos possuem uma taxa fixa determinada que pode render 7% ao ano por exemplo. Já o investimento pós-ficado, o cliente deve receber o equivalente a uma taca escolhida como referência.

A taxa do CDB pós-fixada costuma estar atrelada ao índice de inflação ou ao DCI. Dessa forma, algumas das opções de CDB rendem com 110% do CDI ou 118% do CDI por exemplo.

Taxa CDI

O CDI é um tipo de taxas que os bancos usam para emprestar dinheiro entre si. O CDI é bastante parecido com a taxa Selic e acontecem num prazo bem curto. O CDI é uma taxa média praticada nesse tipo de “empréstimo” entre os bancos. Além disso, é importante informar que essa não é uma modalidade de investimento. O CDI é um tipo de índica e serve de referência para boa parte dos rendimentos de taxa fixa como o CDB.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.