Decisão de Bolsonaro prejudica milhares de estudantes brasileiros

Na última segunda-feira (28), as Instituições Federais de Ensino Superior foram surpreendidas negativamente com uma decisão do presidente Bolsonaro (PL). De acordo com ofício enviado aos estabelecimentos, um novo congelamento no orçamento foi proporcionado pelo Governo. Com o bloqueio dos recursos, o caixa de universidades e institutos está praticamente zerado. 

Em outubro, o Governo Bolsonaro já havia realizado um bloqueio no mesmo âmbito econômico em relação aos estudantes. Entretanto, uma onda de protestos e com a repercussão negativa da medida, a comitiva do presidente recuou e não realizou o processo. Com exatos um mês para o fim do seu mandato, o presidente parece querer afundar o país ainda mais. 

De acordo com os representantes, a medida foi realizada devido às regras do teto de gastos, ou seja, há um limite nas despesas do Governo. Os ataques do presidente à educação não são recentes, diversas vezes a instituição, principalmente Federal, tiveram problemas em relação a orçamento e infraestrutura. 

Com a medida, diversas universidades e institutos federais podem acabar tendo que encerrar atividades para os seus alunos. O bloqueio dos recursos impossibilita não só o funcionamento, mas principalmente o pagamento a funcionários. 

Desafios do próximo presidente em relação ao Governo Bolsonaro

No próximo dia 1 de janeiro, o presidente eleito Lula (PT) irá tomar posse do seu mandato. Com o fim do Governo Bolsonaro, diversos desafios serão adicionados ao petista, principalmente em relação a economia e protagonismo internacional do Brasil.

Um dos principais objetivos do próximo presidente é restabelecer a moral do país em relação aos outros países. Além disso, um foco maior em questões ambientais e educacionais precisarão ser tomadas. A comunidade internacional acredita em uma maior preservação da Amazônia com o governo petista. 

Em relação ao nacional, a meta é garantir uma melhoria de vida a famílias vulneráveis socialmente, principalmente as que participam de programas assistenciais. A manutenção do Auxílio Brasil aparece como um dos principais objetivos do presidente Lula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.