Governo bateu martelo sobre a continuidade do Pix Caminhoneiro em 2023?

O auxílio dos caminhoneiros foi uma medida do governo federal para ajudar essa parcela de trabalhadores que sofreram com a alta dos preços dos combustíveis. O programa surgiu para conter os danos da inflação, entretanto, com o novo governo, ainda não se sabe se o auxílio será mantido para o ano que vem.

Destinados aos caminhoneiros autônomos, o auxílio dos caminhoneiros começou a ser pago em agosto de 2022, depois da aprovação da PEC dos Benefícios pelo Congresso Nacional em agosto desse ano. Essa foi mais uma das medidas do Governo Jair Bolsonaro (PL) que foram vistas como eleitoreiras, pois garantiam benefícios em período eleitoral. Com a vitória de Lula (PT), não foi definido qual será o futuro do benefício.

Mas, antes mesmo da vitória do candidato petista, a PEC que estabelecia o pagamento do benefício só era válida até dezembro de 2022. Por isso, mesmo que Lula não ganhasse as eleições, a manutenção do benefício seria incerta.

Prioridades do governo Lula

O governante petista, durante toda a sua campanha, disse que a sua prioridade era tirar o Brasil do mapa da fome e colocar comida na mesa dos brasileiros. Um discurso antigo, mas não ultrapassado, tendo em vista que o Brasil voltou ao mapa mundial da fome, segundo a Organização das Nações Unidas.

Dessa forma, Lula tem como prioridade a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 e o valor adicional de R$ 150 por criança de até seis anos do núcleo familiar. Além disso, o programa deve voltar a se chamar Bolsa Família.

Entretanto, o nome é a menor das preocupações de Lula, visto que, para cumprir as promessas de campanha, o presidente eleito precisará aprovar a PEC de transição no Senado e na Câmara dos Deputados. Na última segunda-feira (28), o texto foi levado para o senado e aguarda para ser transitado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.