Banco Inter fecha terceiro trimestre com prejuízo de milhões! Confira o valor

A Inter&Co, holding anunciou nesta terça-feira (8) que o Banco Inter registrou um prejuízo de R$ 29,6 milhões no último trimestre de 2022. A empresa que gerencia o banco digital causou surpresa no mercado, pois, no mesmo período do ano passado, a o Banco Inter registrou um lucro de R$ 34,3 milhões.

Analistas já esperavam pelo prejuízo que foi impulsionado pela deflação, entretanto, o que surpreende foi o nível de prejuízo divulgado. Hoje, o banco digital tem R$ 4 bilhões expostos às variações do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), esse é o índice oficial da inflação e por isso é sensível a mudanças inflacionárias.

Os clientes Inter aumentaram

Apesar do tamanho do prejuízo registrado pela empresa, o número de clientes do banco Inter aumentou. A fintech adquiriu 2,1 milhões de novos clientes no terceiro trimestres desse ano.

Além disso, o Inter Shop, que compões a loja virtual do banco, também registrou uma expansão. Seus clientes recorrentes tiveram um crescimento de 75% e outros 565 mil clientes se juntaram a loja em comparação ao segundo trimestre.

“Acho que esse resultado ajustado reflete melhor a realidade. Obviamente que ele não afeta o resultado contábil. Aqui no Inter nós corremos uma maratona, não uma disputa de 100 metros. A cada trimestre avançamos alguns quilômetros. Além do volume nominal da receita, temos de olhar a qualidade dela, nossa diversificação”, diz o CEO, João Vitor Menin.

Apesar do dano do trimestre, a receita bruta cresceu 87% em um ano, já a carteira de crédito, que inclui as operações de antecipação de recebíveis de cartão de crédito, teve um crescimento de 47%. Já a receita líquida de serviços teve um aumento de 85%, sendo 60% dos serviços bancários, 16% no Inter Shop, 13% do Inter Invest e 11% do Inter Seguros.

O CEO garante que o Inter vai continuar crescendo em 2023, mas o ritmo vai depender das condições macroeconômicas do novo governo. “Eu costumo dizer que o Inter é um agressor de mercado. Temos uma fatia de 8% no PIX, mas menos de 1% no consignado, no imobiliário, na área de investimentos. Vamos buscar fazer esse catch-up, mas no ritmo apropriado.”

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