Governo autoriza liberação do FGTS para compras de imóveis financiado pelo fundo de garantia

O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, na última terça-feira (18), a proposta apresentada pelo governo Jair Bolsonaro (PL) que visa regulamentar o uso do Fundo de Garantia para o financiamento habitacional para pessoas de baixa renda.

A medida só é válida para os ovos contratos e para famílias com renda mensal bruta de, no máximo, R$ 2.400,00. A resolução afetará, na prática, os financiamentos ligados ao Casa Verde e Amarela, programa habitacional do governo federal. A proposta foi aprovada pelo conselho de forma unânime.

Os bancos não parecem animados com a iniciativa e não mostram interesse de fazer esse tipo de empréstimo. O motivo é o alto índice esperado de inadimplência (pessoa com dívidas em aberto). Por isso, a Caixa Econômica Federal — gestora do FGTS — deve concentrar as operações do financiamento habitacional.

“Mais do que isso, ela vai ser um importante instrumento para que a família consiga a sua moradia própria, consiga acessar o financiamento, principalmente para essas famílias que tem muitas vezes não conseguem acessar crédito por uma diferença pequena no valor a ser financiado”, disse Helder Melillo Lopes, representante na pasta no Conselho Curador do FGTS.

Às vésperas do 2º turno das eleições, essa medida é mais uma que busca ajudar os pobres eleitores e, principalmente, angariar votos para o atual presidente, que se vê atrás nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno. O candidato a reeleição concorre contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que encabeça as pesquisas de intenção de voto desde o 1º turno. A expectativa do governo é de que essa e outras medidas tomadas pelo governo federal possam melhorar a aprovação e a imagem do atual presidente.

Vale lembrar que o projeto Casa Verde e Amarelo veio para substituir o programa Minha Casa Minha Vida, criado no governo do ex-presidente Lula. Essa é mais um das mudanças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro para apagar da memória dos brasileiros os projetos sociais do candidato petista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.