Fora da lista, Banco do Brasil não desistiu do empréstimo Auxílio Brasil consignado

Fora de lista de 12 bancos autorizados a operar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o Banco do Brasil ainda não tomou a decisão sobre a participação na linha de crédito.

Mesmo que não faça parte do grupo inicial, que pediu autorização assim que a portaria n° 816, que regulamentou o empréstimo, foi publicada, o Banco do Brasil não descarta participar e está avaliando os efeitos práticos deste consignado.

Através da assessoria de imprensa, o Banco do Brasil se posicionou:

“O Banco do Brasil informa que, com a publicação da Portaria, está avaliando as regras exigidas por essa regulamentação”

Lista de bancos do empréstimo Auxílio Brasil

A lista de bancos do empréstimo consignado do Auxílio Brasil reúne 12 instituições que solicitaram o credenciamento ao Ministério da Cidadania. São elas:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Agibank S/A
  • Banco Crefisa S/A
  • Banco Daycoval S/A
  • Banco Pan S/A
  • Banco Safra S/A
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  • Pintos S/A Créditos
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Com esse credenciamento homologado pelo Ministério da Cidadania, esses bancos já podem começar os procedimentos operacionais na segunda (10). No entanto, estar credenciado não assegura a participação.

O Banco Safra, que faz parte dos 12 bancos autorizados, emitiu nota afirmando que não vai participar do empréstimo consignado nesta etapa inicial. Confirmados no consignado, apenas Caixa e Banco Pan, sendo que este último iniciou procedimento de análise de crédito em pré-contratos.

Valor e como solicitar

O valor ainda é incerto pois depende da aplicação de cada banco conforme as regras da Lei n° 14.431 e da portaria nº 816. O regramento específico do empréstimo consignado do Auxílio Brasil permite o desconto de até 40% do benefício base, o que possibilita uma margem de pagamento mensal de até R$ 160.

Com a publicação das regras, credenciamento dos bancos e criação do sistema com a Dataprev, os bancos já poderão divulgar os valores nesta semana. A taxa de juros máxima foi limitada em 3,5% ao mês.

O que é o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Autorizado pela Lei n° 14.431 e regulamentado pela portaria nº 816, o empréstimo Auxílio Brasil permite o desconto de até 40% do benefício base paga o pagamento do empréstimo, proporcionando uma margem de ao menos R$ 160 por mês.

Onde posso solicitar o empréstimo Auxílio Brasil?

O beneficiário do Auxílio Brasil pode solicitar o crédito consignado em uma das 12 instituições credenciadas. Caixa, Banco Pan e muitos outros bancos estão habilitados.

Negativados podem solicitar o empréstimo Auxílio Brasil?

Todos os beneficiários do Auxílio Brasil podem solicitar o empréstimo consignado. No entanto, os critérios para liberação são particulares de cada banco. O Banco Pan, um dos primeiros a anunciar a linha de crédito, decidiu adotar análises internas e cancelou alguns contratos.

Qual a taxa máxima de juros?

A portaria nº 816 limitou a cobrança de juros ao teto de 3,5% ao mês. Nenhum banco pode cobrar mais do que isso.

Preciso pagar para solicitar o empréstimo Auxílio Brasil?

Não! A portaria nº 816 deixa claro que nenhum banco pode cobrar taxas administrativas ou de adesão ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Correspondentes bancários que estão cobrando taxas atuam de forma irregular e devem ser denunciados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.