Confira dicas para conseguir BOLSA DE ESTUDOS rápido

É comum ouvir que a educação é a chave para melhorar o país, mudar a sociedade e fazer com que uma pessoa melhore financeiramente. O Brasil apresenta diversas formas de ingressar em cursos, a principal delas é pela utilização de bolsas de estudos. A seguir iremos destacar algumas dicas para consegui-las. 

Procurar informações a respeito do programa: 

É importante que o interessado busque informações a respeito do programa que está oferecendo as bolsas. Atualmente, muitos desses programas apresentam diversos canais de atendimento que proporcionam a tiragem de dúvidas dos estudantes. Assim, antes de tudo saiba se realmente esse processo vale a pena e garante tranquilidade ao aluno.

Saber que área de curso pretende fazer:

É importante que o estudante tome cuidado ao se matricular em um curso de graduação, principalmente quando possui uma bolsa. Ter algum auxílio pode ser fundamental para entender que caminho seguir e não ter problemas durante a graduação. Realizar testes vocacionais também pode ser muito efetivo para o estudante. 

Pesquisar sobre o curso e sobre a universidade desejada:

Antes de selecionar uma bolsa disponível, é necessário pesquisar a respeito do curso desejado na universidade escolhida. Pesquisar referente a carga horária, a grade curricular, campus, professores, método de ensino e etc. É importante também que o aluno pesquise sobre os trajetos de sua casa para a instituição, bem estar físico também é muito importante durante uma graduação. 

Programas de bolsas de estudos

Existem diversos programas que proporcionam bolsas aos estudantes brasileiros, seja pela iniciativa privada ou pela pública. Os programas mais famosos na esfera pública são o FIES e o ProUni.

O ProUni é feito pela concessão de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. Enquanto o FIES é um programa governamental que concede empréstimos em condições melhores que as da instituição privada para os estudantes que estejam na universidade. 

Dessa forma, a principal diferença entre os dois é a natureza do benefício, com o ProUni disponibilizando bolsas de 50% e 100%. E o FIES sendo um empréstimo que deve ser restituído após a graduação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.