Empréstimo consignado do Auxílio Brasil apenas no segundo turno? mudança

Com a ansiedade tomando conta, beneficiários do Auxílio Brasil questionam diariamente o Ministério da Cidadania sobre a data de liberação do empréstimo consignado anunciado em março. Enquanto técnicos da pasta definem sobre a elaboração de um teto de juro para os bancos, supostas notícias nas redes sociais apontam para um fator político e escolha do intervalo entre primeiro e segundo turno para a efetivação da linha de crédito.

O único fator que impede o início do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é a regulamentação final do Ministério da Cidadania. Esse texto deve conter fatores como:

  • Instruções sobre um limite de juros (ou não, dependendo da decisão estratégica do Governo)
  • Regramento sobre transferência do crédito
  • Regramento sobre a dívida em caso de bloqueio do Auxílio Brasil
  • Outros detalhes que dizem respeito a operação e dúvidas frequentes

O principal entrave para a publicação deste regramento é a possível influência do Ministério da Cidadania no mercado. Técnicos e o próprio ministro Ronaldo Bento defendem que é preciso “domar” os bancos e elaborar uma limitação, fazendo com que a linha de crédito seja vantajosa e com taxas parecidas com o operado para aposentados.

Na visão dos bancos, o fato do Auxílio Brasil ser um benefício de transição, sem garantia de continuidade para as famílias, que podem ser bloqueadas por deixarem de preencher os requisitos ou por não atualizarem o cadastro, faz com que a elevação dos juros seja uma proteção.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil só no segundo turno?

Apesar de críticos apontarem que o atraso no empréstimo do Auxílio Brasil é uma estratégia para apenas disponibilizar o crédito no período que antecede o segundo turno, o entendimento do Governo, segundo fontes próximas a ala política, é de que o atraso tem afastado votos.

Enquanto paga o maior valor da história do benefício, com ticket médio em R$ 607 em setembro, analistas da campanha de Jair Bolsonaro (PL) avaliam que a antecipação atrapalhada do calendário de agosto do Auxílio Brasil e o atraso na liberação do empréstimo consignado vem afetando a popularidade do Governo entre os mais carentes.

Diante disso, a pressão interna é para que o ministro da cidadania, Ronaldo Vieira Bento, acelere o processo de liberação. Com a ideia de regulamentar um teto de juro para os bancos, existe o temor de que nenhuma instituição financeira decida embarcar no consignado do Auxílio Brasil.

A Caixa deve operar através do Caixa Tem, porém não quer ter monopólio e considera que seria temerário absorver todas as famílias do consignado.

Quando será liberado o empréstimo Auxílio Brasil?

Fontes ligadas ao Governo afirmam que a intenção é conseguir regularizar a linha de crédito e criar uma operação sólida, com liberação do dinheiro aos beneficiários, antes do primeiro turno das eleições 2022 (02/10). Para isso, uma força-tarefa foi elaborada, incluindo consultorias com o Ministério da Economia e Banco Central para a definição do regramento aos bancos.

Desde maio já existem filas de espera em bancos, alguns até mesmo realizaram pré-contratos (chamados de pré-cadastros) revelando valores e taxa de juros que pretendem operar. Essas condições, consideradas abusivas por entidades de defesa dos mais vulneráveis, assustaram o Governo, que esperava uma linha moderada dos bancos em apoio a iniciativa popular vinculada ao consignado do Auxílio Brasil.

Lista de bancos do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A lista de bancos do empréstimo Auxílio Brasil ainda não foi divulgada oficialmente. No perfil das instituições financeiras é possível verificar aquelas que já iniciaram campanhas de pré-cadastros. Recentemente o PicPay confirmou que pretende operar, além de bancos que já divulgam informações há meses.

Bancos que devem operar o consignado

  • Caixa
  • Banco Pan
  • Banco Safra
  • PicPay
  • BMG
  • Crefisa
  • Facta

Dúvidas sobre o empréstimo Auxílio Brasil consignado

Elaboramos uma lista de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas relacionadas ao empréstimo do Auxílio Brasil.

O que é o empréstimo consignado Auxílio Brasil?

Autorizado pela Lei n° 14.431, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil permite que beneficiários comprometam até 40% de seus benefícios em linhas de crédito consignado. Esse projeto surgiu com uma Medida Provisória, sendo alterado na Câmara e aprovado no Senado.

Já posso contratar o empréstimo Auxílio Brasil consignado?

Ainda não. Apesar de já ser lei, o consignado ainda não tem regulamentação específica do Ministério da Cidadania e operação regularizada. Esses detalhes dependem da publicação do regulamento por parte do Ministério da Cidadania, além do credenciamento dos bancos. Até agora, apenas simulações (chamadas de pré-cadastros) foram feitas.

Fiz um pré-cadastro: peguei o empréstimo consignado Auxílio Brasil?

Não! Apesar do trabalho de marketing das financeiras nos cadastros prévios, isso não garante nenhuma contratação e nem que os valores acordados serão mantidos. Nenhum banco está autorizado a operar o consignado ainda. Mesmo com o pré-cadastro, o beneficiários precisará assinar novamente o contrato quando o banco autorizar os valores acordados (caso autorize).

Poderei fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil no Caixa Tem?

Sim! Segundo a Caixa Econômica Federal, o empréstimo consignado estará disponível no aplicativo Caixa Tem.

Cancelar pré-contrato Banco Pan e Banco Safra

Dois dos principais bancos que estão fechando acordos prévios para o consignado, Pan e Safra disponibilizam canais de atendimentos online.

“Os consumidores que mantiveram tratativas com o PAN poderão registrar sua desistência da linha mediante contato diretamente com a nossa Central de Atendimento, sem a necessidade da intermediação de correspondentes, pelo número 0800 776 8000, via WhatsApp no telefone (11) 4003-0101 ou, para pessoas com deficiência auditiva e de fala, pelo número 0800 776 2200”, informou o Pan via assessoria de imprensa.

Já o Banco Safra não se manifestou sobre a reclamação de clientes referente a dificuldade para cancelamentos. Na página de contratação do consignado, a instituição financeira disponibiliza o seguinte contato WhatsApp: (11) 2650 9999.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.