Empréstimo Auxílio Brasil: famílias foram enganadas com reunião de liberação no Diário Oficial

Ocorreu nesta terça-feira (13) a Reunião extraordinária da Comissão de Acompanhamento de Benefícios e Transferência de Renda, que discute os detalhes e a eficácia dos programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, mas sem nenhuma novidade para aqueles que aguardavam informações do empréstimo consignado.

Desde a publicação da pauta desta reunião, na última sexta (9), influenciadores apontavam que se tratava da reunião final entre bancos e Ministério da Cidadania, algo que poderia finalizar a regulamentação e liberar o empréstimo. No entanto, essa interpretação foi confirmada como uma notícia falsa.

Nesta reunião houve uma apresentação do Ministério da Cidadania para a Comissão de Acompanhamento de Benefícios e Transferência de Renda, que acompanha especificamente assuntos ligados ao Cadastro Único (CadÚnico), Programa Auxílio Brasil e Empréstimo Consignado, formada por oito membros, e por isso, havia a expectativa de que fossem informados detalhes sobre a implementação do empréstimo e as suas regras.

O próximo passo será a edição de um parecer dessa comissão que avalia especificamente do CadÚnico, Auxílio Brasil e do Consignado e, posteriormente, a apresentação desse parecer para o plenário da comissão geral, formada por mais de 30 membros, em uma reunião que deve acontecer na próxima sexta-feira (16) às 15h.

Liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

No dia 11 de agosto essa comissão já havia divulgado um parecer contrário a liberação de empréstimo consignado para beneficiários do Programa Auxílio Brasil, por entenderem que o crédito poderia trazer risco as famílias mais vulneráveis do país, como o endividamento, por exemplo.

Agora, após a realização do encontro com o Ministério da Cidadania, será divulgado um novo parecer na próxima sexta-feira, que poderá ser contrário ou favorável a concessão de empréstimo consignado para beneficiários do programa de transferência de renda.

Entretanto, a comissão é apenas um órgão de acompanhamento, e portanto, não tem poderes de fato para autorizar ou cancelar o empréstimo, por isso, independentemente do parecer que será divulgado na sexta-feira, caberá apenas ao Ministério da Cidadania decidir as regras e quando o consignado será liberado para contratação.

O que falta para o empréstimo Auxílio Brasil ser liberado?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não foi liberado por falta da regulamentação final do Ministério da Cidadania. Uma série de respostas precisa constar neste texto.

Regulamentação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil: o que é?

Essa regulamentação deve trazer o regulamento do programa, com questões de operação, penalidades e outros detalhes importantes. Até mesmo um teto na taxa de juros pode ser criado.

Qual a data de liberação do empréstimo Auxílio Brasil consignado?

Tudo depende da liberação desta regulamentação final. Os bancos já estão prontos para operar, faltando apenas o Ministério da Cidadania liberar o texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.