CadÚnico: saiba tudo que você pode fazer pelo aplicativo

O Cadastro Único (CadÚnico) é necessário para que o cidadão tenha acesso aos programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil. Ele é realizado, ou finalizado, através de um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – porém, em seu aplicativo, há muitas funções que podem ser utilizadas unicamente através de um celular com internet.

Dessa forma, o app auxilia os beneficiários dos programas sociais e evita deslocamentos desnecessários para os centros de atendimento, bem como fornece informações valiosas para quem ainda não está cadastrado. Veja as vantagens do aplicativo que pode ser baixado para Android e iOS, através do Apple Store e Play Store:

Para os cadastrados:
· emitir um comprovante de cadastramento,
· consultar quais são os integrantes da família e o NIS de cada um,
· ver se o cadastro está atualizado ou não,
· atualizar o cadastro por confirmação dos dados, e
· consultar os benefícios que a família recebe, dentre eles o Auxílio Brasil e o BPC/LOAS.

Para quem ainda não está cadastrado:
– fazer o pré-cadastramento, e
– localizar um posto de cadastramento mais próximo.

Caso você não queira fazer o download para não comprometer a memória do celular, também é possível acessar os serviços do aplicativo através da sua versão web, pelo endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Função do CadÚnico

O CadÚnico serve para que o governo saiba quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Apesar de servir a nível federal, é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.

Para ter acesso aos programas sociais ou conseguir isenção de taxas em concursos públicos é necessário fazer o registro e manter o Cadastro Único atualizado.

Ele dá acesso ao Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela, Auxílio Gás, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.