Sobrenomes alemães: lista dos mais comuns, diferentes, antigos e mais

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de Dom Pedro I. e estabeleceram-se no Sudeste e Sul do país, onde, a partir de 1824, fundou-se a colônia alemã de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, e devido a importância do povo alemão no Brasil separamos uma lista com os principais sobrenomes alemães.

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram destinados pelo governo brasileiro ao povoamento com colonos alemães, um sistema de colonização muito diferente do sistema adotado na província de São Paulo, por exemplo.

A colônia de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, foi a primeira experiência de povoamento do Sul, tendo se transformado num dos grandes sucessos da política de colonização do governo imperial.

Depois disso, os colonos alemães expandiram-se pelo território brasileiro e levaram consigo esse sistema de colonização para além da Região Sul, chegando também ao Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, por exemplo.

Sobrenomes alemães

Os alemães têm muita importância na história e cultura do Brasil, principalmente na região sul do país, e por conta disso montamos uma lista com alguns sobrenomes alemães mais comuns, diferentes e antigos.

Sobrenomes alemães mais antigos

Fischer: popular sobrenome alemão que tem o significado de “pescador” ou “pescadora”. Sua versão em inglês, Fisher é também bastante popular no mundo.

Meyer: tem origem na palavra alemã antiga, meiger, que significa “superior”. Era um sobrenome designado aos grandes administradores ou proprietários de terra.

Schulz: derivado da palavra antiga alemã schulteize, o popular sobrenome Schulz era dado às pessoas em posição de alto calão em uma vila, tais como xerifes, superintendentes e magistrados.

Schäfer: tem origem na palavra alemã antiga schæfære e significa “pastor” ou “pastora”. Ele é derivado da palavra schaf, que tem o significado de ovelha ou carneiro.

Koch: é um popular sobrenome alemão que tem origem na palavra latina coquus, que se relaciona com a “arte da culinária”. Por consequência, o sobrenome tem o significado literal de “cozinheiro” ou “cozinheira”.

Sobrenomes alemães mais comuns no Brasil

Weber: popular sobrenome alemão tem origem na palavra germânica wëber, que tem o significado de “tecer”. Weber significa, portanto, “tecelão” ou “tecelã”.

Klein: é um sobrenome de origem alemã e holandesa e significa “pequeno”. O sobrenome era atribuído às pessoas de estatura baixa. O sobrenome é originário da palavra alemã klein ou do iídiche Kleyn, que significa literalmente “pequeno”.

Scherer: é bastante popular aos descendentes alemães no Brasil, sendo também muito comum na Áustria e na Inglaterra.

Schmidt: um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha e para os descendentes germânicos no Brasil, Schmidt significa “ferreiro”, ou “metalúrgico”. Ele também é encontrado na sua variante Schimidt.

Hoffman: significa “pessoa que trabalha em uma fazenda”. Ele surgiu como um apelido para fazendeiros que possuíam suas terras, ao invés de alugá-las.

Sobrenomes alemães mais diferentes

Berwald: originalmente derivado do nome próprio Bernwald, o sobrenome Berwald é composto pelos elementos bero, que significa “urso” e wald “régua”. Mais tarde, ele foi alterado para Bärwald que significa “floresta de urso”, a partir dos elementos Bär,”urso”, e Wald,”floresta”.

Ammer: como um sobrenome raro, Ammer diz respeito às aves canoras, que são responsáveis por produzir sons belíssimos.

Ehrenberg: este curioso e diferente sobrenome tem o significado de “montanha de honra” a partir do alemão.

Falkenberg: se refere a um local relacionado aos falcões e montanhas. A partir de falk “falcão” e berg, “montanha” ou “colina”.

Boehler: sobrenome toponímico, ele surge a partir de cidades alemãs que se chamam Boll ou Böhl, significa “colina”, “monte”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.