Saiba quando o lucro do FGTS será pago

Os lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem ser pagos até o final de agosto desse ano, porém, ainda não se sabe a data ao certo.

Isso porque, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, ainda será realizada uma Reunião Extraordinária, em julho, para deliberar sobre as Demonstrações Financeiras de 2021.

Depois disso, uma outra Reunião Ordinária será realizada em agosto para deliberar sobre a Distribuição de Resultados e na ocasião deverá ser divulgado oficialmente a data dos pagamentos.

A lei determina que a distribuição dos lucros ocorra até 31 de agosto e que os pagamentos sejam feitos mediante crédito nas contas do FGTS que tinham saldo no dia 31 de dezembro do no passado.

Pagamento dos lucros do FGTS é feito desde 2017

Normalmente a rentabilidade do FGTS é de 3% ao ano, porém, desde 2017 os trabalhadores recebem parte dos lucros que resultam dos juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria. 

Em 2021 foi aprovada a distribuição de R$ 8,12 bilhões, um valor que representou 96% do lucro líquido registrado em 2020 e essa distribuição melhora o rendimento dos recursos depositados no fundo.

O índice aplicado sobre o saldo das contas em 31 de dezembro de 2020, na distribuição dos lucros em 2021, foi de 1,86% e em 2020 foi distribuído cerca de R$ 7,5 bilhões aos trabalhadores, 66,2% do lucro de 2019.

É importante lembrar que só podem ser feitas retiradas do FGTS em casos como demissão, aposentadoria, saque aniversário, compra da casa própria, entre outras modalidades de saque.

E que o recebimento de parte do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não muda as regras para o saque dos valores.

Além disso, os valores a serem distribuídos ainda precisam ser definidos pelo Conselho Curador do FGTS formado por representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.