Prouni 2022 agora aceitará as notas das duas últimas edições do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira (15) que aceitará as notas das edições de 2021 e 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A informação veio através do edital de adesão das instituições de ensino superiores ao Programa Universidade para Todos do segundo semestre de 2022. 

Inscrições ainda serão abertas no segundo semestre

As inscrições para o Prouni do segundo semestre estão previstas para o final de julho, mas ainda sem data definida, e será possível utilizar a nota das duas últimas edições do Enem.

Na última edição do Prouni, no primeiro semestre de 2022, um decreto presidencial também permitiu que os estudantes utilizassem as notas das edições de 2021 e 2020 para se inscrever.

De acordo com o comunicado do ministério da Educação, para quem realizou as duas últimas edições do exame, o sistema considerará a nota mais alta obtida.

Além disso, a Medida Provisória (MP) sancionada pelo presidente, definiu que a partir de julho de 2022 alunos de escolas privadas podem se inscrever no programa, mesmo se não forem bolsistas. 

O Programa Universidade para Todos, o Prouni

O Prouni é um programa do governo federal para ampliar o acesso à educação superior para os brasileiros e as informações como calendário e critérios de avaliação serão definidos no edital que ainda será divulgado.

As inscrições são abertas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas.

Para participar do Prouni é necessário seguir algumas regras estabelecidas pelo programa como:

  • É necessário ter atingido a nota de no mínimo 450 pontos na soma das cinco provas do Enem;
  • É necessário não ter zerado na redação;
  • É necessário não ter participado do exame como treineiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.