INSS: Governo institui gratificação a servidores por produtividade para reduzir filas

Governo Federal publica medida provisória que oferece gratificação extraordinária para servidores que agilizarem atendimentos para reduzir a fila de espera dos segurados

O Governo Federal publicou uma Medida Provisória (MP) na última semana, que institui gratificação aos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). 

O objetivo é reduzir as filas dos processos, que somam 1,6 milhões apenas no final de março. Os processos seguem dependentes da análise do instituto em decorrência da greve dos servidores. 

A medida vem como forma de estímulo à produtividade para os peritos. De acordo com o governo, os servidores que fizerem análise de requerimento inicial e revisão de benefícios com prazos expirados, receberão as gratificações.

Para cada perícia extraordinária serão pagos R$ 61,72 e, para cada processo analisado, o valor será de R$ 57,50. 

Paralisação do INSS

A greve do INSS, com início no dia 23 de março, já completa um mês. Dentre as reivindicações, os servidores estão a realização de um novo concurso público do órgão e o reajuste de 19,9% no salário.

Em meio a greve, a Subsecretaria da Perícia Médica Federal do Ministério do Trabalho e Previdência, prevê mais de 800 mil agendamentos de atendimentos para perícia médica com a gratificação.

A última reunião com os representantes do servidores e o Ministro da pasta, José Carlos Oliveira aconteceu no dia 18, mas ainda não houve nenhum tipo de negociação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.