Renovar CNH online? Saiba como renovar CNH vencida pelo APP

Atualmente, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) conta com a alternativa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma online, por meio de um aplicativo (app), intitulado Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A medida foi implantada após a proliferação da pandemia da Covid-19, momento em que muitos Dentran’s estiveram fechados em combate ao vírus. Neste tempo, muitos brasileiros não conseguiram renovar suas CNH’s em 2020. 

Desta forma, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitiu que os departamentos adotassem esta resolução que pode variar sua aplicação conforme o estado. No entanto, o app é padrão para todo país.

Quando a CNH deve ser renovada?

A CNH deve ser renovada quando o prazo de validade exceder. O limite pode variar de acordo com a idade do condutor. E, em abril, mudanças foram implantadas na lei de trânsito. O prazo de renovação para cada um, é:

  • 10 anos para condutores com até 50 anos;
  • 5 anos para condutores entre 50 e 70 anos;
  • 3 anos para condutores com idade acima de 70 anos.

Vale destacar que alguns estados como o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo já anunciaram a prorrogação para o vencimento do documento, assim como ano passado.

Aplicativo CDT

O aplicativo CDT permite que a renovação da CNH seja feita de forma remota, sem precisar se deslocar a um posto de atendimento do Denatran. A plataforma digital possui um padrão.

Para realizar o procedimento do documento vencido, que pode mudar de um estado para o outro como já citado acima, o passo a passo consiste em: 

  • Baixar o aplicativo CDT
  • Acessar a opção “Renovação de CNH”
  • Cumprir as etapas solicitadas
  • Realizar o exame médico na clínica credenciada

Os motoristas que solicitam a EAR (Exerce Atividade Remunerada) também devem fazer uma consulta psicológica. 

A taxa do exame médico, por exemplo é de R$ 96 e a taxa do Detran-SP, mais o custo de envio pelo correio, resulta em R$ 107.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.