Greve de Caixa não afeta o auxílio emergencial 2021

Segundo o Sindicato dos Bancários, a previsão da paralisação é de 24 horas e serviços devem ser retomados na quarta, sem afetar o auxílio emergencial 2021.

A partir dessa terça-feira (27), os funcionários da Caixa entrarão em greve. A paralisação será nacional. Segundo o Sindicato dos Bancários, a princípio a paralisação será de 24 horas.  Abrangendo todas as operações realizadas nas agências e também funcionários em home office.

Apesar disso, continuam os serviços prestados pelo banco de forma online. Operações realizadas pela internet seguem em funcionamento, mesmo em caráter reduzido.

Motivos da greve da Caixa

Segundo a entidade, uma das reivindicações é o cancelamento da abertura de capital da Caixa Singularidade, marcada para a próxima quinta-feira (29).

Nas palavras de Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, além de funcionário da Caixa: “Pedimos desculpas à população, no entanto, é melhor um dia não funcionando do que não funcionando sempre.”

Com denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 20, trabalhadores apontam irregularidades na operação, que prevê a venda de 15% das ações de um dos braços do banco.

greve caixa auxilio emergencial

Outra solicitação é a contratação dos funcionários aprovados em concurso no ano de 2014 e ainda não convocados. Como aumento do atendimento do banco, funcionários reclamam da falta de empregados, enquanto o banco recorre à justiça para não contratar novos funcionários.

Os bancários pedem também a inclusão no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. Em 2020, dezoito funcionários morreram de Covid-19. E apenas nos dois primeiros meses de 2021, o banco já marca a perda de 20 funcionários, superando os óbitos contabilizados no total do ano anterior.

Impactos no auxílio emergencial

A greve mostra apenas o descontentamento dos funcionários com a exposição de sua saúde, sobrecarga laboral e denúncias de privatização por partes da estatal. Mas na prática, não afeta o auxílio emergencial.

Somente uma greve geral poderia afetar os pagamentos do auxílio, mas no presente momento, o sindicato está negociando com o Governo em busca de melhorias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.