Lista de profissões com mais vagas para idosos acima de 60 anos

As ocupações elencadas são ótimas escolhas para cidadãos da terceira idade que ainda almejam fazer parte do mercado de trabalho

Ao chegar na terceira idade, muitas pessoas desejam tirar o pé do acelerador e descansar, já pensando na merecida aposentadoria para aproveitar um pouco da vida após anos e anos de muito trabalho e dedicação. No entanto, em terras brasileiras, nem sempre é possível que um cidadão mais velho possa desfrutar completamente deste benefício e, consequentemente, precisa continuar trabalhando para complementar sua renda.

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no terceiro trimestre do ano passado, idosos com mais de 60 anos representam 24% do mercado de trabalho. Os dados apontam que a taxa de cidadãos da terceira idade que ainda trabalham aumentou substancialmente.

No entanto, caso você ou algum familiar mais velho seu esteja à procura de emprego, separamos algumas profissões que, frequentemente, acabam contratando idosos — e até mesmo preferindo pessoas mais velhas para exercerem essas atividades. Confira.

Profissões que mais empregam idosos

Para elencar as atividades mais rentáveis para a terceira idade, usamos como base os dados do IBGE:

  • 1. Síndico de condomínio

Essa profissão se beneficia muito da experiência de vida e habilidades de comunicação que as pessoas com mais idade possuem. Administrar um condomínio requer paciência, capacidade de resolver conflitos e conhecimento em manutenção básica, finanças e legislação imobiliária, qualidades que muitos idosos adquiriram com o passar do tempo.

  • 2. Zelador/Porteiro

Atividades ligadas a zeladoria ou portaria geralmente são adequadas para idosos que ainda estão fisicamente ativos e desejam manter uma rotina regular. Essas ocupações exigem responsabilidade, confiabilidade e habilidades interpessoais, atributos que muitas pessoas da terceira idade possuem de sobra.

  • 3. Recepcionista

O cargo de recepcionista pode ser uma ótima escolha para idosos devido à ênfase na comunicação, habilidades organizacionais e um comportamento acolhedor. A experiência de vida contribui para a capacidade de lidar com diversas situações e pessoas com empatia e eficiência.

  • 4. Costureira

A costura é uma habilidade tradicional que muitas pessoas mais velhas possuem e pode ser transformada em uma ocupação gratificante na terceira idade. Além de ser uma forma de expressão artística, a costura pode ser feita de forma independente ou em um ambiente de equipe, dependendo de sua preferência.

  • 5. Empreendedor

Se jogar no mundo do empreendimento é, geralmente, um dos melhores caminhos para os mais velhos, especialmente porque acabam acumulando habilidades e, muitas vezes, recursos financeiros para investir em novos empreendimentos. Ao empreender, os idosos podem usar sua experiência de vida para identificar necessidades de mercado não atendidas, demonstrando que nunca é tarde para iniciar um negócio.

  • 6. Motorista de caminhão

Para aqueles que ainda tem vigor físico e disposição para longas viagens, tornar-se motorista de caminhão pode oferecer uma boa renda e a oportunidade de viajar, sendo frequentemente exercida por pessoas da terceira idade.

  • 7. Motorista de aplicativo

Caso o idoso tenha um carro na garagem e tempo livre, pode utilizar isso para ganhar dinheiro como motorista de aplicativo, as plataformas Uber e 99 são hoje as principais do Brasil. A vantagem de trabalhar como motorista de aplicativo é que oferece total flexibilidade de horário para os idosos.

  • 8. Corretor

A experiência em vendas e negociação, juntamente com um vasto conhecimento sobre a área de atuação, fazem do trabalho de corretor uma opção muito interessante para pessoas mais velhas. Esta profissão valoriza a rede de contatos que muitas vezes os idosos já possuem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.