Bolsa Família: consultas de abril liberadas pelo chat do MDS hoje (4)

O atendimento é feito pelo WhatsApp, no número oficial da pasta responsável pelo programa assistencial

Com o objetivo de fornecer um atendimento prático e ágil para os mais de 20 milhões de beneficiários do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) passou a permitir que os segurados consultem a situação do benefício por meio do WhatsApp. Na plataforma de mensagens da Meta, os contemplados pelo programa de transferência de renda conversam diretamente com um funcionário da pasta, garantindo um atendimento mais humanizado.

Caso almeje desfrutar da novidade, basta salvar o seguinte número da sua agenda: (61) 4042-1552 — lembre-se de verificar se há o ícone de verificação verde. A consulta via chat com um agente do MDS pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; enquanto o atendimento eletrônico funciona 24h.

Quem vai receber o Bolsa Família em abril?

Como de praxe, os beneficiários devidamente registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) figuram na lista de contemplados de abril, contanto que estejam seguindo as diretrizes ligadas à saúde e à educação, como ter carteira de vacinação em dia e presença escolar mínima, por exemplo. Caso contrário, o benefício poderá ser suspenso pelo MDS. Logo, atente-se a estes pequenos detalhes para garantir a continuidade dos recursos.

Vale lembrar que se o titular do auxílio possuir algum tipo de irregularidade cadastral, ele é notificado pelo MDS, seja pelos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem (ambos disponíveis para Android), WhatsApp (pelo número do ministério), e no extrato bancário. Ao receber esse tipo de informe, a orientação é que o beneficiário se dirija até um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e regularize a situação.

Quando os repasses vão ser liberados?

Para deixar os contemplados do programa social ainda mais ansiosos, o MDS já divulgou o cronograma de pagamentos que compete ao mês de abril. Cabe destacar que, neste mês, também será concedido o Auxílio Gás (falaremos dele mais a frente), visto que os segurados do Bolsa Família figuram como grupo prioritário. Dito isso, confira o calendário, baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular. Veja:

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 17 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 24 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de abril.

Auxílio Gás é confirmado

Pago bimestralmente, isto é, a cada dois meses, o Auxílio Gás será concedido neste mês de abril, visto que a última liberação aconteceu em fevereiro. A expectativa é que os beneficiários recebam R$ 102. O montante é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), usando como base o valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.