Terremoto em Taiwan foi o maior em 25 anos; veja tudo que se sabe até agora

O tremor também pôde ser sentido no Japão, nas Filipinas e nos Estados Unidos

Na última terça-feira (2), a ilha de Taiwan foi atingida por um terremoto de magnitude 7,4, resultando na morte de nove pessoas e cerca de 800 feridos, além de outras várias presas em escombros, segundo as autoridades locais. De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos, o tremor aconteceu a 21 km da cidade de Hualien. O abalo sísmico foi medida a uma profundidade de 34,8 km de distância da superfície.

Ainda, o terremoto foi sentido em Taipé, capital de Taiwan, que fica a pouco menos de 200 km do epicentro. Algumas partes da cidade ficaram sem luz devido ao tremor. Como informado pela concessionária de energia elétrica da ilha, mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido.

Especialistas explicam que quanto mais próximo da superfície, maior será o dano causado pelo tremor de terra. Cabe destacar que Taiwan fica localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.

Taiwan, Japão e Filipinas podem ser atingidos por tsunami

De acordo com a rede japonesa NHK, o desastre natural fez com que fosse emitido um alerta de retirada para a costa japonesa de Okinawa. Ainda segundo a emissora, grandes ondas já foram avistadas no litoral da ilha de Yonaguni, que pertence ao Japão e fica relativamente perto de Taiwan. Além disso, as Filipinas também emitiram um alerta para tsunami nas regiões costeiras da nação.

Como veiculado pela imprensa estatal chinesa, o terremoto também foi sentido na China, nas cidades de Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde na Província de Fujian na China. Vale mencionar que, até o momento, as autoridades chinesas não informaram se houve algum tipo de dano ou feridos devido ao tremor.

Horas após o terremoto, Taiwan, Japão e Filipinas cancelaram seus alertas de tsunami, enquanto o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico afirmou que a ameaça aos EUA “passou em grande parte”. Ondas gigantes foram observadas na costa de Taiwan e nas ilhas do sudoeste do Japão depois que o abalo sísmico de magnitude 7,4 atingiu a ilha. No entanto, não houve relatos imediatos de quaisquer danos relevantes causados pelos tsunamis.

  • Taiwan

As alturas do tsunami atingiram quase meio metro, ou 1,5 pés, em Chenggong, aproximadamente 100 km ao sul do epicentro do terremoto. As alturas observadas do tsunami são medidas em águas abertas e podem atingir níveis significativamente maiores quando chegam à costa.

  • Japão

Segundo o porta-voz do aeroporto de Naha, Hideaki Tsurodo, uma onde de 0,3 metros atingiu a ilha de Okinawa, mas nenhuma onda atingiu o aeroporto e ele foi logo reaberto.

  • Filipinas

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia disse que “nenhuma perturbação significativa do nível do mar” foi registrada desde o tremor. “Com isto, quaisquer efetivos devidos ao alerta de tsunami passaram em grande parte“, disse a entidade.

O mais forte dos últimos 25 anos

Segundo o porta-voz da Administração Central de Meteorologia de Taiwan, o tremor que atingiu o país na manhã de terça-feira foi o mais forte a impactar a ilha em 25 anos. Um tremor de 7,3, conhecido como terremoto Jiji, atingiu a nação em 1999, de acordo com a CWA. O grande abalo atingiu 150 km ao sul de Taipei, matando 2.400 pessoas e ferindo outras 10.000.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.