Consulte o valor mínimo do Bolsa Família de abril para beneficiários

As consultas já estão liberadas para todos os segurado do programa social

Neste mês de abril, o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), vai dar início a mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do país. A iniciativa concede, no mínimo, R$ 600 para os beneficiários conseguirem sanar suas necessidades básicas, como alimentação e saúde.

Para saber se você vai receber o recurso do programa social em abril, basta consultar o aplicativo do Bolsa Família ou do Caixa Tem (ambos disponíveis para Android e iOS). Por lá, o segurado pode ter acesso a diversas informações cruciais, sendo uma ferramenta voltada para ajudar os mais vulneráveis.

Além disso, para ter o montante depositado neste mês, é de suma importância estar com seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em dia. Caso contrário, o titular do Bolsa Família pode ter o benefício suspenso até que a situação seja resolvida.

Cronograma de abril é revelado

Como de costume, os repasses do Bolsa Família são feitos de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado. O método adotado visa evitar aglomerações nas agências da CEF, uma vez que o programa assistencial atende mais de 20 milhões de pessoas em todo território nacional. Dito isso, confira as datas:

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: pagamento no dia 17 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: pagamento no dia 18 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: pagamento no dia 19 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: pagamento no dia 22 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: pagamento no dia 23 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: pagamento no dia 24 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: pagamento no dia 25 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: pagamento no dia 26 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: pagamento no dia 29 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: pagamento no dia 30 de abril.

Auxílio Gás

Neste mês de abril, os segurados do Bolsa Família elegíveis ao Auxílio Gás vão ser contemplados pelo benefício. Vale lembrar que ele é pago bimestralmente, isto é, a cada dois meses. Na última rodada de pagamentos, o montante concedido foi de R$ 102. A expectativa é que o valor continue o mesmo, sem alterações.

Como se inscrever no CadÚnico?

Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar no CadÚnico, sem precisar gastar nada por isso. O cadastro é feito pessoalmente, em um posto de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no setor da prefeitura responsável pelo banco de dados.

Ao chegar no local, o responsável familiar vai declarar as informações de todas as pessoas do núcleo familiar e, por isso, será preciso levar um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade ou sua carteira de trabalho. Além disso, é fundamental estar munido do CPF ou do Título de Eleitor, bem como um comprovante de residência.

Caso não possua um comprovante de residência, é necessário fazer uma declaração, informando onde mora. Além dos seus documentos, você deve levar pelo menos um documento de cada pessoa que compõe sua família. Entre eles: CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.