Esta receita com filé de tilápia vai salvar a sua Semana Santa

O prato é rápido e fácil de preparar; veja o que é preciso e adquiria os ingredientes necessários

Durante a Páscoa, um alimento fundamental para celebrar a data de maneira assertiva é o peixe. Neste sentido, a tilápia pode ser uma boa opção, em especial no Rio Grande do Norte, visto que ela é fácil de ser encontrada em todas as regiões do estado.

Além de saboroso e nutritivo, o peixe tem um preço que cabe no bolso de qualquer um. Por conta disso, a tilápia foi a escolha do gastrólogo Alexandre Dantas para a receita do Inter TV Rural. Para aqueles que optaram pelo prato, este é o momento perfeito para comprar os ingredientes e se preparar para cozinhá-lo.

Ingredientes necessários

A pedida tem filés de tilápia assado ao forno em uma cama de vegetais. Caso não tenha possua grandes habilidades culinárias, não se preocupe, pois trata-se de uma receita rápida de preparar, com poucos ingredientes e muito sabor. Abaixo, veja o que é preciso para prepará-la:

  • 1 kg de filé de tilápia;
  • 600 g de batata inglesa pré-cozida cortada em rodelas;
  • ½ pimentão vermelho cortado em rodelas;
  • ½ pimentão amarelo cortado em rodelas;
  • 200 g de mini cebolas ou 2 cebolas grandes cortadas em pedaços grandes;
  • Suco de um limão;
  • Cebolinha, sal, azeite e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Primeiro, será preciso temperar os filés de peixe. Portanto, entramos com um fio de azeite e temperamos com um pouco de sal, pimento do reino e suco de limão. Lembre-se de temperar ambos os lados e repetir o processo com todos os filés.

Com o peixe já temperado, leve-o para a assadeira. A partir, unte a assadeira com um fio de azeite. No fundo da assadeira, faça uma cama com as batatas pré-cozidas e com casca (se preferir, não há problema em retirar a casca).

Após cobrir todo o fundo da assadeira com as batatas, você pode ajustar o sal e acrescentar um pouco de pimenta do reino. Por cima das batatas, distribua as fatias de pimentão vermelho e amarelo — reserve algumas fatias para finalizar o prato. Na sequência, acrescente as mini cebolas e a cebolinha por cima dos outros vegetais.

Feito isso, finalize com algumas rodelas de pimentão por cima dos filés de tilápia, bem como algumas mini cebolas. Se for do seu agrado, jogue um fio de azeite por cima dos peixes.

Agora, leve a travessa ao forno preaquecido a 180° até perceber que o peixe está totalmente cozido. Cabe destacar que a tilápia assa bem rápido. No forno utilizado nesta receita, ela ficou cerca de 45 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a altura dos filés ou do forno. Portanto, atente-se a isso para não acabar queimando os alimentos.

Gostoso e deveras nutritivo

O consumo de tilápia ajuda a melhorar o sistema digestivo, não só por causa de seus nutrientes essenciais, mas, também, por causa da textura da carne. Esse peixe é leve e fácil de ser processado pelo sistema digestivo, diminuindo os riscos de inflamação e prisão de ventre. Em terras brasileiras, as espécies mais comuns são:

  • 1. Tilápia azul;
  • 2. Tilápia do Moçambique;
  • 3. Tilápia do Nilo;
  • 4. Tilápia do Zanzibar.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.