Acabou Semana Santa: Quando é o próximo feriadão de 2024?

Veja todas as datas comemorativas do Brasil e programe o seu dia de folga com tranquilidade

Para a infelicidade de milhares de trabalhadores, o ano de 2024 não está repleto de feriados prolongados. No que diz respeito ao segundo semestre deste ano, três dos cinco feriados vão cair em fins de semana.

Todavia, ainda haverão datas para o tão merecido descanso. Pensando nisso, nesta matéria, reunimos os principais feriados de 2024, para que você se programe e consiga passar um tempo de lazer com a família e os amigos. Confira:

Feriados nacionais

  • 29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo;
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes;
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho;
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (sábado): Finados;
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal.

Como é possível observar na lista acima, os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro cairão em um sábado. Logo, os únicos dias de folga no segundo semestre de 2024 serão a Proclamação da República (15 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que serão celebrados numa sexta-feira e numa quarta-feira, respectivamente.

Além disso, este ano contará com dois feriados prolongados. O primeiro já aconteceu, o Carnaval (12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira). Enquanto o próximo será na festa de Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira).

História por trás das datas

  • 21 de abril: Tiradentes

A data faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história brasileira como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira. Ele nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, anteriormente município de São João del Rei e atualmente é cidade de Ritápolis, em Minas Gerais.

  • 1º de maio: Dia do Trabalhador

Na quarta-feira (1º de maio), é comemorado o Dia do Trabalhador, uma data para lembrar a importância do trabalhador para a construção da sociedade. O feriado, que é muito popular em terras brasileiras, é celebrado em diversos países ao redor do mundo. A celebração do Dia do Trabalhador teve início no final do século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos.

  • 30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo)

A data está ligada à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). Corpus Christi é comemorado 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

  • 7 de setembro: Independência do Brasil

O dia 7 de setembro é considerado feriado nacional, de acordo com as leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. As atividades geralmente são suspensas nesta data desde 1949. Em 2024, o feriado cai em um sábado.

  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

Nesta data, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, uma data para lembrar da importância da que é considerada a padroeira do Brasil. Como bem sabemos, trata-se da mãe de Jesus Cristo na Igreja Católica. A data foi estipulada durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorrida em 1953. Ela foi escolhida por conta de alguns fatos ocorridos no mês de outubro.

  • 2 de novembro: Finados

O responsável por instituir uma data específica para os mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny, no período da Idade Média, na França. Uma das principais autoridades da igreja, ele instituiu em 2 de novembro de 998. (DC), que todos os seus liderados rezassem pelos mortos nesse dia. A data se popularizou a partir do século XII, e se tornou para o mundo cristão o dia de Finados.

  • 15 de novembro: Proclamação da República

Este feriado faz parte do décimo primeiro mês do ano. Ele é considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. Em 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que enumera todos os feriados nacionais do país, sendo o 15 de novembro um deles.

  • 25 de dezembro: Natal

Por fim, o único feriado de dezembro é o Natal, no dia 25. Para as religiões cristãs, o Natal é o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.