Alerta do Caixa para titulares com conta poupança de 2012, 2013, 2014 até 2024

Alerta máximo para os cidadãos que são clientes do banco estatal

Investir suas finanças de maneira consciente e equilibrada é fundamental para um futuro financeiro mais estável e seguro. Neste sentido, os clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) podem desfrutar da poupança, uma das opções mais populares entre os brasileiros. Nesta matéria, vamos explicar como funciona o rendimento dessa modalidade.

Para os menos familiarizados com o tema, a caderneta da poupança é uma conta disponibilizada por todos os bancos, incluindo a CEF, que permite aos titulares investirem seu dinheiro com segurança e baixo risco. Regulamentada pelo Governo Federal — visto que a Caixa é uma instituição estatal — ela possui um rendimento determinado por uma taxa pré-estabelecida.

Portanto, a fórmula para os titulares do banco calcularem os rendimentos da poupança considera a taxa básica de juros (Selic) e a Taxa Referencial (TR). Desde 2012, as regras são essas:

  • 1. Quando a Selic é inferior a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da taxa básica mais a TR;
  • 2. Quando a Selic é superior a 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais a TR.

As normas mencionadas se aplicam a todos os depósitos feitos na poupança a partir de 2012, ano em que a modificação foi implementada pelas autoridades competentes. Sendo assim, ao investir na poupança, o rendimento é calculado a cada aniversário do valor aplicado. Exemplo: se investir R$ 100 no dia 5 do mês, no próximo dia 5 ele renderá conforme a taxa da poupança.

O rendimento, como é possível observar, é gradual, aumentando com o passar do tempo. Assim, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maior será o rendimento. Por conta disso, é de suma importância ter paciência e não retirar os fundos precocemente. A seguir, vamos explicar as melhores condições de rendimento para quem possui conta ativa na CEF.

Períodos ideias para depositar na poupança

Ao aplicar dinheiro na poupança da Caixa, o primeiro dia do mês é ideal, uma vez que os depósitos feitos nos dias 29, 30 e 31 terão aniversário de rendimento no próximo mês. Cada depósito possui sua própria data de aniversário. Em outras palavras, isso significa que múltiplos depósitos ao longo do mês rendem conforme a data de cada aplicação.

Como abrir uma conta na CEF?

Vale mencionar que a abertura da poupança na Caixa é acessível a todos os cidadãos, mediante apresentação dos documentos exigidos para iniciar o procedimento. São eles:

  • 1. Via original do documento de identidade com foto;
  • 2. Número de inscrição do CPF em situação regular junto à Receita Federal;
  • 3. Comprovante de residência atualizado em até 60 dias.

Para abrir uma conta poupança no banco estatal, é fundamental apresentar os documentos em bom estado de conservação, legíveis e sem rasuras. Após reunir os documentos necessários, há diversas opções de canais disponíveis para realizar a abertura da conta. A seguir, veja as alternativas disponibilizadas:

  • 1. Agência da Caixa Econômica Federal;
  • 2. Correspondente Caixa Aqui;
  • 3. Unidade Lotérica;
  • 4. Aplicativo Caixa Tem (disponível para celulares com Android e iOS).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.