Quer abrir um negócio? Ideias baratas que tem mais chances de dar certo

O mundo do empreendedorismo é vasto e oferece uma série de oportunidades

O mundo do empreendedorismo pode ser uma alternativa para lá de atrativa para milhares de pessoas, visto que o número de companhias abertas do Brasil tem crescido cada vez mais nos últimos anos. De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento em 2023, foram registrados cerca de 2,3 milhões de empreendimentos em todo o país.

Apesar do número bem significativo, por outro lado, cerca de 1,2 milhão de negócios foram fechados, o que evidencia os desafios de empreender em terras brasileiras. No entanto, não se pode negar que o saldo ainda foi positivo, com aproximadamente 1,1 milhão de companhias abertas.

Todavia, quando o assunto é empreender, diversas questões devem ser levadas em conta, como o tipo de negócio que será aberto, a expertise nesse tipo de empreendimento, a definição do orçamento, o marketing da companhia, estrutura, mão de obra, perspectivas do mercado, entre outras coisas.

Empreendimentos acessíveis e rentáveis

Com tudo isso em mente, nas próximas linhas, confira algumas ideias para negócios baratos e que podem dar muito certo em 2024. Mas antes, vale destacar que as sugestões levam em conta os mercados mais aquecidos no país neste primeiro trimestre. Veja:

  • 1. Serviços de consultoria para pequenas e médias empresas

Pequenas e médias companhias no país muitas vezes operam com recursos limitados e podem não ter acesso a expertise em áreas críticas para seu crescimento. Portanto, oferecer uma consultoria acessível pode atender a essa demanda, e a natureza do serviço permite trabalhar de forma remota, reduzindo custos operacionais.

  • 2. Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis

Com uma alta taxa de penetração de smartphones no Brasil, apps que solucionam problemas locais ou oferecem serviços úteis têm um mercado amplo. O sucesso de startups brasileiras como iFood e Nubank, por exemplo, aponta que há espaço para inovação e crescimento, principalmente se a plataforma atender as necessidades específicas do consumidor.

  • 3. Lojas virtuais para público específico

O e-commerce em terras brasileiras cresceu de maneira muito significativa, impulsionando pela pandemia e mudanças no comportamento do consumidor. Portanto, negócios de nicho podem se destacar ao oferecer produtos únicos ou especializados que não são facilmente encontrados em grandes varejistas, criando uma base de clientes fiéis.

  • 4. Cursos online

A educação a distância tem sido uma tendência crescente no Brasil, com mais pessoas buscando aprimoramento profissional e pessoal online. Isso representa uma oportunidade para especialistas de diversos segmentos compartilharem um pouco de seu conhecimento, com custos iniciais baixos e potencial de atingir alunos em todo o território nacional.

  • 5. Marketing digital para negócios da sua região

A digitalização dos negócios é uma necessidade crescente, e muitas companhias ainda estão em fase de transição. Portanto, oferecer serviços de marketing digital pode ajudar esses negócios a alcançarem novos clientes e, consequentemente, aumentarem suas vendas, com demanda especialmente alta por competências em SEO, gestão de redes sociais e marketing de conteúdo.

  • 6. Suporte em Tecnologia da Informação (TI) e segurança cibernética

Devido à transformação digital, aumentou-se a dependência de sistemas de TI e a necessidade de proteção contra ameaças digitais. Pequenas e médias empresas, em particular, podem não ter o conhecimento ou recursos para gerenciar essas áreas internamente, criando uma demanda por serviços terceirizados.

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