Aprenda técnica infalível para memorizar tudo o que lê como um gênio

O método é super simples e muitas pessoas já o adotam; confira

Certamente, em algum momento da sua vida você já desejou ter uma memória de elefante, capaz de memorizar todo o conhecimento obtido. Apesar de parecer um dom reservado aos gênios, existe uma técnica super simples que pode te ajudar a melhorar significativamente a capacidade de lembrar das coisas.

Se você ficou curioso, confira a dica de ouro que pode transformar a maneira como absorvemos informações, seja para estudos ou no trabalho. Siga a leitura até o fim e aprenda a técnica infalível para memorizar tudo.

Leia com frequência

A dica milagrosa da qual estamos falando é a leitura dinâmica. Essa não é apenas uma maneira de passar os olhos pelas páginas mais rapidamente, mas sim uma estratégia completa para compreender e reter mais informação em menos tempo.

Em linhas gerais, ela nos ensina a ler de forma mais eficaz, focando em grupos de palavras em vez de ler uma a uma e excluindo a subvocalização, que é quando repetimos as palavras em nossa cabeça enquanto lemos. Entenda como funciona.

Leitura dinâmica é o primeiro passo

A ideia é treinar nossos olhos para absorver mais conteúdo de uma só vez, fazendo com que nossa leitura se torne mais fluida e rápida. Isso é alcançado ao minimizar o hábito de pronunciar cada palavra mentalmente e, em vez disso, permitir que nosso cérebro reconheça e entenda grupos de palavras com um simples olhar.

Dominando a técnica

  • 1. Reduza a subvocalização: tente parar de “falar” as palavras na sua cabeça enquanto lê;
  • 2. Treine seus olhos: pratique fazer seus olhos moverem-se suavemente ao longo do texto, capturando blocos de palavras de cada vez;
  • 3. Evite voltar atrás: tente não reler partes do texto, isso só atrasa sua leitura.
  • 4. Use um marcador: pode ser o dedo ou um lápis, para guiar sua visão e manter o ritmo.

Descanso também é importante

Lembrar de dar uma pausa é fundamental, especialmente se você estiver lendo em telas de notebooks, tablets ou smartphones. A luz azul emitida por estes dispositivos pode cansar os olhos e afetar diretamente o nosso sono. Portanto, além do descanso, ativar o filtro de luz e fazer para descansar a vista são práticas cruciais. Isso não só protege seus olhos, como também pode melhorar a qualidade do seu descanso, beneficiando sua memória no longo prazo.

Não gosta de ler? Confira algumas dicas para mudar isso

  • 1. Leia sobre temas que lhe agradem

Toda pessoa tem um estilo próprio. Por isso, o primeiro passo é descobrir qual é o seu. É claro que você terá que ler outros assuntos ao longo da vida, mas aproveite para começar com o que te atrai. Isso incentivará você a conferir outras obras.

  • 2. Comece lendo textos mais curtos

Comece sua leitura com um livro pequeno, pois terminá-lo incentivará o início de outro. Ou seja, será um estímulo importante. 

  • 3. Separe alguns minutos do seu dia para leitura

O hábito deve ser construído gradualmente. Por isso, reserve um tempo todos os dias, por exemplo, de 15 minutos no período da manhã. Outra opção é colocar um objetivo diário, como 1 ou 2 páginas por dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.