Quer ganhar mais? Estas são as profissões mais promissoras em 2024

No cenário profissional atual, marcado por transformações tecnológicas e crescente preocupação com o meio ambiente, especialistas em inteligência artificial (IA) e sustentabilidade prometem ser figuras centrais nas corporações. Uma análise detalhada, realizada pelo renomado Fórum Econômico Mundial em colaboração com a Fundação Dom Cabral, joga luz sobre o mercado de trabalho que se desenha para os próximos anos.

O estudo, enraizado em uma meticulosa pesquisa que envolveu 45 economias globais, aponta para as carreiras mais promissoras entre 2024 e 2027, navegando através de inovações tecnológicas, alterações nos padrões de consumo e a vanguarda da transição verde. Uma perspectiva vasta, alimentada por dados de plataformas como LinkedIn e Coursera, bem como insights de 803 empresas espalhadas por 27 diferentes setores da economia, revela promessas de novas oportunidades de emprego no futuro próximo.

As profissões que estarão em alta até 2027

De acordo com as projeções, se espera a criação de incríveis 69 milhões de novos postos de trabalho globalmente até 2027. Esse crescimento expressivo é atribuído às dinâmicas da transição para práticas mais sustentáveis e ao contínuo avanço tecnológico. Dentro desse universo de oportunidades, algumas profissões despontam com especial destaque:

  • Especialistas em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina;
  • Especialistas em sustentabilidade;
  • Analistas de inteligência de negócios e segurança da informação;
  • Profissionais das engenharias de fintechs, robótica, e dados;
  • Operadores de equipamentos agrícolas e especialistas em transformação digital.

Adicionalmente, o estudo sublinha o potencial de crescimento de áreas como arquitetura, engenharia de energia renovável e educação, prevendo um influxo de cerca de 3 milhões de empregos destinados a professores universitários e de educação profissional. No agronegócio, especialmente, projeta-se um avanço de 15% a 30% nas demandas por profissionais, o que pode se traduzir em mais 4 milhões de postos de trabalho.

A digitalização da economia também sinaliza um terreno fértil para expansão, com estimativas apontando para um crescimento de até 2 milhões de empregos, abrangendo especialistas em e-commerce, estratégia digital e marketing digital. Além desses, mecânicos, engenheiros, professores de educação especial e muitos outros profissionais devem testemunhar um horizonte de oportunidades incrementadas.

Como se preparar para o mercado de trabalho do futuro

Diante desse cenário promissor, mas altamente competitivo, a relevância de estar afinado com as competências demandadas nunca foi tão premente. Investir em formação especializada, seja em tecnologia ou sustentabilidade, e se dedicar à compreensão aprofundada dos novos paradigmas que regem as relações de consumo e o desenvolvimento corporativo surgem como diretrizes indispensáveis para quem aspira à excelência profissional no horizonte que se avizinha.

Este panorama reflete não apenas a constante evolução do mercado de trabalho, mas também a necessidade imperiosa de adaptação dos profissionais a um mundo cada vez mais regido pela tecnologia e pelo imperativo do desenvolvimento sustentável. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.