Comunicado urgente do CadÚnico para quem recebe benefícios

O Governo Federal tem convocado os cidadãos com registro ativo no banco de dados; saiba o motivo

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) trata-se de uma plataforma usada pelas autoridades brasileiras para reunir informações socioeconômicas de milhares de famílias que vivem na linha da pobreza e colocá-las em iniciativas assistenciais, com o Bolsa Família.

Sendo assim, nesta quarta-feira (20), o CadÚnico está convocando milhares de pessoas para regularizarem a situação cadastral, no intuito de garantir que elas não percam nenhum benefício concedido pelo Governo Federal. Logo, caso tenha sido convocado, trate de resolver o impasse o quanto antes.

Como atualizar a minha inscrição no CadÚnico?

Vale ressaltar que os dados disponibilizados no CadÚnico são usados para identificar as famílias que se enquadram nos critérios de diversos programas sociais, como o já mencionado Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Minha Casa, Minha Vida, Auxílio Gás, entre outros.

Para quem não sabe, a atualização cadastral pode ser feita rapidamente por meio do aplicativo do CadÚnico (disponível para Android e iOS) ou pelo site do Gov.br, garantindo que você e sua família continue com acesso aos programas assistenciais sem nenhum problema.

Atualização 100% online

Para realizar a atualização das informações passadas ao CadÚnico, basta estar com acesso a internet e ter um celular para baixar o app ou um computador para acessar o portal oficial. Após isso, siga o passo a passo abaixo:

  • 1. Primeiro, acesse a plataforma do CadÚnico;
  • 2. Depois, na página inicial, clique na opção “Entrar com o Gov.br”;
  • 3. Na sequência, clique na guia “Atualização cadastral por confirmação”.

Atente-se aos níveis

  • 1. Banner na cor vermelha: indica que o cadastro está desatualizado;
  • 2. Banner na cor amarela: indica que o cadastro está prestes a ficar desatualizado;
  • 3. Banner na cor verde: indica que todas as informações estão em dia.

Caso precise de ajuda para realizar a atualização dos dados, você pode procurar um posto de atendimento do CadÚnico para finalizar o procedimento presencialmente. Ainda, também há a possibilidade de verificar a sua situação e se é preciso fazer a atualização por meio do número de telefone 0800 707 2003, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Fiscalização do CadÚnico

Recentemente, o governo encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou um plano de fiscalização do CadÚnico. A medida do MDS, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (18), prevê oito ações e a criação de dois grupos técnicos com o objetivo de aprimorar os programas e inibir possíveis fraudes.

A ideia deve ser implementada ainda em 2024, mas, de acordo com o documento revelado, funcionaria de forma contínua. A seguir, confira as medidas previstas no plano do Governo Federal:

  • 1. Desenvolver um plano de comunicação da rede de fiscalização;
  • 2. Implantar uma unidade de pesquisa, estratégia e gestão de risco;
  • 3. Elaborar uma proposta que melhore a base de dados;
  • 4. Avaliar os termos de adesão aos programas sociais;
  • 5. Criar um cronograma de auditorias;
  • 6. Analisar e comunicar os casos de irregularidade aos órgãos de controle;
  • 7. Criar um fluxo de denúncias;
  • 8. Estabelecer comunicação externa com instâncias governamentais, órgãos de fiscalização e iniciativas de controle social.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.