Datas confirmadas para benefício surpreendente de até R$ 200 por mês

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai iniciar o pagamento do incentivo-matrícula para alunos do ensino médio do Programa Pé-de-Meia a partir de 26 de março. O depósito, fixado no valor único de R$ 200, será feito nas contas digitais na Caixa Econômica Federal dos estudantes beneficiários. Para não haver confusão, as contas serão criadas automaticamente em nome dos alunos, seguindo a ordem dos meses de nascimento de cada um.

A proposta com o incentivo-matrícula é incentivar a permanência dos jovens na escola e, assim, contribuir para a redução da evasão escolar. Por isso, é essencial que os estudantes fiquem atentos às datas de pagamento e como devem fazer para acessar a conta digital e receber o benefício.

Cronograma do Programa Pé-de-Meia

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) já divulgou o cronograma de pagamento. Ele vai funcionar da seguinte maneira:

  • 26 de março: nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 27 de março: nascidos em março e abril;
  • 28 de março: nascidos em maio e junho;
  • 1 de abril: nascidos em julho e agosto;
  • 2 de abril: nascidos em setembro e outubro;
  • 3 de abril: nascidos em novembro e dezembro.

Como acessar o benefício

Aqueles estudantes que ainda não atingiram a maioridade precisam do consentimento dos pais ou responsáveis legais para poderem acessar o valor depositado. A autorização pode ser feita pela Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Para os alunos que já são maiores, basta o valor ser depositado na conta para que esteja à disposição do beneficiário.

O incentivo-matrícula será pago apenas uma vez por ano, ainda que o estudante transfira a matrícula durante o ano letivo. Mesmo quem for repetente em alguma matéria ou mude de série poderá receber o incentivo-matrícula somente uma vez ao ano. Caso sejam necessários ajustes nas informações escolares, entre os dias 9 de março e 14 de junho, o pagamento ainda poderá ser feito até 1º de julho de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.