Antecipações de março e abril do Bolsa Família? Entenda tudo

A possibilidade deixou milhares de beneficiários eufóricos; confira o que se sabe até o momento

Os beneficiários do Bolsa Família mais atentos devem ter percebido uma ligeira diferença no cronograma de março, visto que ele foi iniciado no dia 15. Geralmente, os repasses do principal programa de transferência de renda do país começam no dia 18 de cada mês, abrangendo os últimos 10 dias úteis.

O motivo para essa breve antecipação se deve pelo fato de que no dia 29 de março (sexta-feira) celebra-se a Sexta-Feira da Paixão. Logo, por se tratar de um feriado nacional, o Governo Federal optou por modificar o calendário. Como é de se imaginar, os mais de 20 milhões de segurados do Bolsa Família se perguntam se a medida poderá ser aplicada no mês de abril.

Para sanar essa dúvida, nesta matéria, vamos explicar como o cronograma de depósitos dos recursos é elaborado e quem, de fato, pode ser contemplado por uma antecipação mais expressiva. Portanto, siga a leitura até o fim e confira todos os detalhes.

Antecipação do Bolsa Família

Antes de tudo, cabe destacar que o calendário do programa social é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelos depósitos no Caixa Tem, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta encarregada de administrar a iniciativa assistencial.

No que diz respeito a ordem de liberação, ela é baseada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário do programa. O método adotado pela CEF e o MDS tem como objetivo evitar congestionamentos nas agências da Caixa, tendo em mente que o Bolsa Família contempla milhares de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Todavia, os segurados que vivem em cidades afetadas por desastres naturais e que tiveram o estado de emergência ou calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal podem receber o benefício logo no primeiro dia de liberação, sem precisar seguir a ordem baseada no NIS.

Bolsa Família será antecipado em abril?

Até o momento, as autoridades competentes não confirmaram uma possível antecipação dos recursos para o mês de abril. Logo, o cronograma segue o que foi determinado previamente, ou seja, de acordo com o último número do NIS. No entanto, vale ressaltar que mais de 161 cidades do Brasil estão enfrentando as consequências de desastres naturais. Portanto, caso a situação perdure até o próximo mês, muito provavelmente, o auxílio será antecipado para os beneficiários destas regiões.

Datas de pagamento em março de 2024

Tendo tudo isso em mente, a seguir, confira o calendário de repasses que compete ao mês de março e não perca a data do seu depósito:

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: pagamento no dia 15 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: pagamento no dia 18 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: pagamento no dia 19 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: pagamento no dia 20 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: pagamento no dia 21 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: pagamento no dia 22 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: pagamento no dia 25 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: pagamento no dia 26 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: pagamento no dia 27 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: pagamento no dia 28 de março.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.