Titulares do Bolsa Família declaram o Imposto de Renda 2024?

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) gera dúvidas em muitos cidadãos, sobretudo, em quem é beneficiário do Bolsa Família. Aqueles que possuem renda acima da faixa de isenção devem declarar. A obrigatoriedade da declaração do IR não se aplica somente pelo recebimento do Bolsa Família.

Se a soma dos seus rendimentos tributáveis, que inclui o benefício do Bolsa Família e outras fontes, como salário, aposentadoria ou aluguel, superou R$ 28.559,70 em 2023, você é obrigado a declarar. Além disso, a venda de bens e rendimentos isentos acima de R$ 40.000 também exigem a declaração.

Como declarar o Bolsa Família no Imposto de Renda

Se você se enquadrar nos critérios para declarar, o valor recebido pelo Bolsa Família deve ser informado na declaração. No entanto, este valor não entra na soma para o cálculo do imposto. Ele deve ser declarado como rendimento isento e não tributável, utilizando o código 26. Ou seja, mesmo se você ultrapassar o limite estabelecido pela Receita Federal, o valor recebido pelo programa é considerado como rendimento isento.

Prazos para a declaração do Imposto de Renda

É importante ficar atento ao prazo para a entrega da declaração do IRPF 2024, referente ao ano-base 2023. Este prazo começou em 15 de março e termina em 31 de maio de 2024. Portanto, os contribuintes têm esse período para preparar e submeter suas declarações à Receita Federal, evitando multas por atraso.

Primeiro, é importante reunir todos os documentos necessários para a declaração, incluindo a autorização emitida pelo app Meu SUS Digital, disponível para Android e iOS. Em seguida, siga as orientações da Receita Federal, disponíveis no site do órgão, para preenchimento correto da declaração. A compreensão adequada dessas informações é essencial para evitar surpresas desagradáveis e garantir que você esteja em dia com suas obrigações fiscais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.