Brasileiros com estes sobrenomes podem ter cidadania portuguesa

Veja se o seu sobrenome se encontra na lista

A distância entre Portugal e Brasil só é muito longa em termos de quilometragem, visto que compartilhamos da mesma língua e, querendo ou não, de uma parte importante de nossa história. Neste sentido, as influências dos portugueses em nossa cultura, estilo de vida e história ainda se fazem muito presentes em terras brasileiras, especialmente para quem tem direito à cidadania portuguesa.

Segundo a embaixada de Portugal no Brasil, existe hoje um grande número de descendentes de portugueses no país. Assim, muitos descendentes procuram tirar a cidadania portuguesa, visando ir para a Europa e desfrutar de melhores condições de vida.

Como saber se tenho direito à cidadania portuguesa pelo sobrenome

A cidadania portuguesa, quando solicitada pela via sanguínea, é a única que não corre risco de indeferimentos. Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, pois eles podem impactar diretamente na sua obtenção de dupla cidadania.

Poucos brasileiros levam isso em consideração, mas uma grande parcela de nossa população pode requerer a cidadania portuguesa. Para isso, basta atender aos requisitos essenciais para obter o passaporte europeu. Vale frisar que, recentemente, a Lei de Nacionalidade Portuguesa sofreu alterações. Portanto, trouxe benefícios para os netos e cônjuges de portugueses.

Primeiramente, é possível realizar o processo de reconhecimento caso o progenitor com cidadania portuguesa do descendente esteja vivo ou não. O pedido de cidadania portuguesa pode pular uma geração. Quando isso acontece, é necessário apenas comprovar os laços com a comunidade portuguesa por meio de uma documentação mais branda.

Apesar das atualizações ao longo dos anos, a Lei da Nacionalidade mantém o veto previsto no artigo 14º, no qual determina a atribuição por filiação apenas aos descendentes registrados enquanto menores de idade.

Porém, vale frisar que, com a alteração mais recente na Lei, os netos de portugueses foram beneficiados. Já que poderão requisitar a cidadania portuguesa de forma direta. Em outras palavras, não necessitam mais que os pais possuam também a cidadania, ou algo que comprove vínculo com Portugal.

Cabe destacar que regras são válidas para bisnetos e, também, para os trinetos. Em outras palavras, descendentes e trinetos de portugueses só poderão requisitar sua cidadania portuguesa uma vez eu seus avós ou seus pais tenham reconhecido a cidadania deles. Depois desse reconhecimento, você pode fazer o pedido de sua cidadania.

Quais sobrenomes que dão direito à cidadania portuguesa?

Quando se fala em cidadania alemão ou italiana, é fácil identificar alguns sobrenomes. Por outro lado, quando se fala na cidadania portuguesa isso muda, visto que muitos têm dificuldade de perceber alguns dos sobrenomes tipicamente portugueses em suas famílias. Abaixo, confira alguns sobrenomes de origem portuguesa que são bastante comuns em terras brasileiras:

  • 1. Santos
  • 2. Silva
  • 3. Costa
  • 4. Jesus
  • 5. Oliveira
  • 6. Pereira
  • 7. Ferreira
  • 8. Lopes
  • 9. Gomes
  • 10. Silveira
  • 11. Rodrigues
  • 12. Gonçalves

Sendo assim, caso você não tenha um dos sobrenomes listados acima, é muito possível que conheça alguém que tenha. Ainda assim, não ter esses sobrenomes não quer dizer que você não tenha direito à cidadania portuguesa. Com os casamentos e nascimentos, muitos sobrenomes são perdidos. Dessa forma, não se desanime se você não encontrar um desses sobrenomes listados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.