CadÚnico libera atualização obrigatória pela internet; saiba como

O procedimento pode ser feito diretamente pelo aplicativo

Em um mundo amplamente digitalizado, é muito comum resolver questões burocráticas sem precisar sair do conforto de casa. Uma dessas praticidades é a possibilidade de atualizar de maneira online o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), eliminando filas e deslocamentos.

Como bem sabemos, o CadÚnico funciona como a porta de entrada para diversos projetos assistenciais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social, Vale-Gás e muitos outros. Portanto, estar com seus dados atualizados é fundamental para garantir o acesso a esses benefícios.

Atualização cadastral ficou muito mais simples

A boa notícia é que o processo de atualização cadastral tornou-se acessível, podendo ser feito de forma simples e rápida via aplicativo do CadÚnico (disponível para Android e iOS) ou na versão web, disponível no endereço cadunico.cidadania.gov.br. Caso identifique a necessidade de colocar seus dados em dia, há duas opções disponíveis:

  • 1. Realizar a confirmação dos dados pelo app ou site, se houver alterações;
  • 2. Dirigir-se a um posto de atendimento presencial na prefeitura de sua cidade.

Método de confirmação

Para aqueles que não tiveram alterações nos dados familiares, como endereço, composição familiar, escolaridade e renda, a opção de atualização por confirmação oferece uma solução direta. Caso o titular do benefício confirme que todas as informações permanecem imutáveis, o procedimento pode ser facilmente realizado pelo app ou site, proporcionando praticidade e economia de tempo.

Entretanto, se houver necessidade de inclusão, exclusão ou alteração de algum dado, é indispensável comparecer a um posto de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para efetuar a atualização. Ainda, se o cadastro apresentar inconsistências, como a falta de um responsável familiar ou estar em processo de averiguação cadastral, a atualização pelo app não será possível.

Cabe destacar que a seriedade do processo de declaração de informações ao CadÚnico, tendo em vista que a omissão ou fornecimento de dados incorretos, se identificados como má , podem resultar na exclusão da família do banco de dados, além da responsabilização civil e criminal do responsável familiar.

Portanto, a funcionalidade de atualização cadastral por confirmação demanda que o titular revise os blocos de “Endereço da Família” e “Composição Familiar”, confirmando a manutenção das informações.

Ao concluir a revisão e confirmação dos dados, o usuário selecionará a opção que atesta a veracidade das informações, finalizando o processo de atualização cadastral. Manter o CadÚnico atualizado é de suma importância para garantir o acesso aos programas sociais do Governo Federal.

Com a opção de atualização online, o processo tornou-se mais acessível e prático, permitindo que as famílias mais vulneráveis do país mantenham suas informações em dia com facilidade e eficiência.

App do CadÚnico

Vale lembrar que a plataforma do CadÚnico já estava ativo há um bom tempo, mas as funcionalidades eram bem escassas e não atendiam os usuários. Com a modernização, o cidadão pode acessar os seguintes serviços:

  • 1. Consulta por CPF;
  • 2. Consulta simples;
  • 3. Consulta completa;
  • 4. Pré-cadastro;
  • 5. Comprovante de cadastro;
  • 6. Atualização cadastral por confirmação;
  • 7. Meus benefícios;
  • 8. Postos de atendimento.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.