Novos cartões do Bolsa Família 2024 estão sendo entregues

A ferramenta vai permitir que os beneficiários saquem o seus auxílios em qualquer agência da Caixa

Como bem sabemos, o Bolsa Família é um programa criado pelo Governo Federal, cujo objetivo é diminuir a desigualdade social em todo território nacional. Tendo sido lançado no ano de 2004, a iniciativa assistencial atende mais de 21 milhões em situação de extrema pobreza.

Com o passar dos anos, é natural que novas tecnologias surjam para facilitar a vida dos beneficiários, fazendo com que o montante mensal chegue de forma plena a todos. Neste sentido, recentemente, foi lançado o novo cartão do Bolsa Família. Nas próximas linhas, vamos destrinchar todos os detalhes do programa, para que serve a novidade e como desbloqueá-la.

Cartão do Bolsa Família começa a ser distribuído

O cartão do Bolsa Família funciona como uma ferramenta para sacar o benefício. Mensalmente, os valores são depositados para que o titular retire o dinheiro em lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou correspondentes.

O item é emitido pela CEF e é vinculado ao titular do Bolsa Família. O novo cartão foi instituído em 2023 e permite que sejam feitas compras e transferências via WhatsApp, facilitando o dia a dia do segurado do programa de transferência de renda.

Quem vai ter acesso ao cartão?

Como mencionado anteriormente, o programa de cunho assistencial é destinado para famílias vulneráveis e tem como principal objetivo fornecer uma ajuda financeira no orçamento mensal, por meio de condicionantes para a participação no Bolsa Família. Abaixo, veja quais são essas regras:

  • 1. Estar em dia com o programa nacional de vacinação;
  • 2. Realização do pré-natal (para gestantes do programa);
  • 3. Acompanhamento nutricional (tamanho e peso) de crianças menores de sete anos;
  • 4. Garantir a presença escolar mínima para jovens e adolescentes que não concluíram o ensino básico.

Todavia, neste ano, a principal regra de participação no programa continua sendo a média de renda por pessoa da família. Isto é, somam-se todos os rendimentos e divide-se pelo número de familiares dependentes. O valor da renda por familiar deve ser igual ou inferior a R$ 218 mensais.

É possível solicitar a segunda via do cartão do Bolsa Família?

Caso tenha quebrado, danificado ou perdido o cartão, não há com o que se preocupar, visto que é possível sacar o benefício sem o cartão, utilizando o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) ou se dirigir até uma agência da Caixa munido de um documento oficial com foto. Atualmente, não é possível solicitar a segunda via do cartão do Bolsa Família.

Passo a passo de como desbloquear o cartão

Para desbloqueá-lo, basta ligar no número 0800 726 0207, mas, desta vez, tecle “5” e, na sequência, aperte o “2”. Lembrando que você precisará utilizar o Número de Identificação Social (NIS) e informar seus documentos de identificação. Ao fim, é preciso comparecer em uma agência ou lotérica carregando o seu documento de identidade para finalizar a solicitação.

Para facilitar o entendimento, confira um breve tutorial de como desbloquear o seu cartão do Bolsa Família:

  • 1. Primeiro, disque 0800 726 0207;
  • 2. Tecle 5 (opção Cartão Social e senha do Cartão Social);
  • 3. Tecle 2 (desbloqueio do Cartão Social, cadastramento ou recadastramento de senha);
  • 4. Vá até uma lotérica ou agência da Caixa com seu documento de identidade em mãos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.